Louis Meintjes vence etapa 4 da Itzulia. Vingegaard, Roglic e Evenepoel abandonam em queda muito feia.
O sul-africano Louis Meintjes (Intermarché – Wanty) venceu a quarta etapa da Itzulia Basque Country, uma ligação de 159km entre Etxarri Aranatz e Legutio, após largar os seus companheiros de fuga a 10km da meta. A corrida ficou marcada por uma grande queda a 36km da meta no pelotão que obrigar a neutralização da etapa. A organização acabou por decidir que não havia diferenças na etapa e a fuga pudesse lutar pela vitória, pois era necessário haver um vencedor. O pelotão foi neutralizado até à meta.
A quarta etapa da Itzulia Basque Country começou com um ritmo alto. A 140km do fim, Reuben Thompson (Groupama – FDJ), Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) e Louis Meintjes saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 6km depois, Karel Vacek (Burgos – BH), Joseba Lopez (Caja Rural – Seguros RGA) e Mikel Retegi (Equipo Kern Pharma) fizeram a ponte para o trio da frente. A 50km do fim, a vantagem do grupo da frente era de 3:11. Para que os favoritos pudessem lutar peal etapa, o pelotão começou a aumentar bastante o ritmo.
14km depois, uma grande queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike), Primoz Roglic (Bora – Hansgrohe), Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), Jay Vine (UAE Team Emirates), Natnael Tesfazion (Lidl – Trek), Sean Quinn e Markel Beloki (EF Education – EasyPost), Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck) e Steff Cras (TotalEnergies). A gravidade da queda obrigou a neutralização da corrida para que as ambulâncias chegassem rapidamente ao local.
Dos ciclistas envolvidos, Quinten Hermans e Markel Beloki conseguiram continuar a corrida. Remco Evenepoel foi obrigado a abandonar por causa de uma possível fratura de clavícula. Jonas Vingegaard estava consciente, mas teve de ser transportado de ambulância. Primoz Roglic chegou a entrar na ambulância, mas depois o esloveno foi visto a comer no carro da Bora e ainda acenou para a câmara a dizer que estava bem.
Os ciclistas que não queriam que houvesse vencedor e pretendiam que a corrida fosse neutralizada até a meta. A organização disse que era necessário haver um vencedor e os seis fugitivos do dia podiam lutar pela etapa. O pelotão acabou por seguir neutralizado até à linha de meta e não iria diferenças na etapa para a geral e as bonificações também deixaram de existir.
Os fugitivos do dia acabaram por decidir o vencedor do dia na última subida da etapa, a Leintz Gatzaga, com 3km a 8.7%. A 12km da meta, Vacek atacou e foi seguido por Thompson e Meintjes. 1km depois, o checo voltou a mexer e isolou-se na frente da corrida. Meintjes não foi ao choque e conseguiu fazer a ponte para Vacek a ritmo. A 10km da meta, o sul-africano atacou e conseguiu assim isolar-se na frente da corrida. Após a subida, Meintjes manteve o seu ritmo para vencer assim a etapa 4 da Itzulia Basque Country. Thompson ainda chegou a Vacek. O neozelandês foi mais forte ao sprint que o checo para ser 2º.
O português Nelson Oliveira (Movistar Team) chegou seguro no pelotão e foi 32º.
Com os abandonos, o dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) acabou por subir à liderança da geral da Itzulia Basque Country. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) é o melhor jovem. Louis Meintjes segue líder da classificação da montanha e Quinten Hermans segue líder da classificação por pontos.
O CiclismoMundial deseja uma boa recuperação a todos os ciclistas envolvidos na queda!
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency