Andre Drege surpreende velocistas e vence etapa 1 do Circuit des Ardennes!
O norueguês Andre Drege (Team Coop – Resol) venceu a primeira etapa do Circuit des Ardennes, uma jornada de 165.1 entre Juniville a Asfeld, após isolar-se a 6km da meta. O francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step Devo Team) foi segundo, após ser o mais forte ao sprint do pelotão, e ainda conseguiu fechar a vantagem de Drege. O britânico Matthew Brennan (Team Visma | Lease a Bike Dev.) fechou o pódio.
A corrida começou com Jan Sommer (Switzerland) a tentar sair nos primeiros 2km, mas foi rapidamente apanhado por causa do ritmo alto. Lucas Grolier (Vendée U) tentou sair logo a seguir e conseguiu ganhar uma pequena vantagem de 15s, mas foi rapidamente engolido pelo pelotão. Mais ataques se seguiram, mas somente a cerca de 133km para o final, se compôs a fuga do dia, com Anthony Chamerat Dumont (VC Villefrance Beaujolais), Matej Zahalka (Elkov – Kasper), Josef Dirnbauer (Team Felt Felbermayr) e Ryan Gal (Development Team dsm-firmenich PostNL).
Numa altura que a chuva começava a cair, a fuga conseguiu rapidamente ganhar uma vantagem de 2:30. Com o sol a começar a abrir, a 103km do fim, Ilan Larmet (Dinan Sport Cycling) atacou e tentava juntar-se ao quarteto da frente. 8km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Josef Dirnbauer foi buscar a bonificação máxima. A 88km do fim, o pelotão partiu em dois por causa do vento. 8km depois, o pelotão voltou novamente a partir.
A 79km do fim, na primeira contagem do dia, a o Côte de Château-Porcien, Antony Chamerat-Dumont (VC Villefranche Beaujolais) foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, Liam O’Brien (Lidl – Trek Future Racing) e Paul Magnier saltaram do segundo pelotão e conseguiram fazer a ponte para o grupo da frente. Mathias Bregnhoj e Julius Johansen eram os únicos ciclistas da Sabgal-Anicolor Cycling Team que faziam parte deste grupo da frente. Alguns ciclistas sofreram com furos e problemas mecânicos e perderam assim as suas chances de estarem na dianteira. A 61km do fim, na última contagem do dia, Antony Chamerat-Dumont foi o primeiro a passar no alto.
Com a corrida totalmente partida, o grupo da frente ganhou uma vantagem de 2:30 para o mini pelotão que vinha atrás. No último sprint intermédio do dia, a 27km da meta, Halvor Utengen Sandstad (Team Coop – Resol) acelerou para lançar Andre Drege. O norueguês acabou por ser batido por Paul Magnier que foi assim buscar 3s de bonificação. Os três mais Simone Gualdi (Wanty – ReUz – Technord) tentaram, logo a seguir, isolar-se na frente da corrida, mas sem sucesso.
A cerca de 20km da meta, Victor Vaneeckhoutte (Lotto Dstny Dev.) atacou e ganhou uma vantagem de 15s. A 7km da meta, o belga foi alcançado pelo pelotão. 1km depois, Andre Drege saltou do grupo da frente e abriu uma vantagem de 12s. O norueguês conseguiu aguentar o forte ritmo do pelotão para conquistar a sua sexta vitória da temporada na etapa 1 do Circuit des Ardennes. Paul Magnier não deu hipótese ao sprint no pelotão para ser segundo e ainda conseguir chegar com o mesmo tempo do vencedor.
Mathias Bregnhoj e Julius Johansen conseguiram chegar com o grupo principal e foram 26º e 34º, respetivamente. André Carvalho foi o melhor português e foi 68º a 7:48. Gonçalo Tavares (Hagens Berman Jayco) foi 94º a 10:15 e chegou no mesmo grupo que Oliver Rees e Guillermo Garcia (Sabgal – Anicolor Cycling Team). José Sousa (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi 128º a 16:20.
Andre Drege é o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos da Circuit des Ardennes. Paul Magnier é o melhor jovem e Antony Chamerat-Dumont é o primeiro líder da classificação da montanha. A Team Coop-Repsol é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com