Mads Pedersen bate Mathieu Van der Poel e conquista a Gent – Wevelgem!
O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) venceu a Gent – Wevelgem, uma clássica de 251.5km entre Ieper e Wevelgem, batendo ao sprint o neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck). O belga Jordi Meeus (Bora – Hansgrohe) fechou o pódio a 16s.
A Gent – Wevelgem começou com diversas tentativas de ataque com Michael Morkov (Astana Qazaqstan Team), Johan Jacobs (Movistar Team), Kelland O’Brien (Team Jayco-AlUla), Hugo Houle (Israel – Premier Tech), William Blume Levy (Uno-X Mobility) e Cyrus Monk (Q36.5 Pro Cycling Team) a formarem a fuga do dia. A 223km do fim, Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale) e Mathis Le Berre (Arkea-B&B Hotels) atacaram e tentava fazer a ponte para o grupo da frente.
23km depois, o belga e o francês juntaram-se aos cinco da frente. A 180km do fim, a diferença entre a fuga do dia e o pelotão era de 5:00. 18km depois, Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike) ficou envolvido numa queda que o obrigou a abandonar a corrida. A 150km do fim, Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) também ficou numa queda que o obrigou a abandonar a prova. Logo a seguir, echelons aconteceram no pelotão que se partiu em dois.
A 120km do fim, o primeiro pelotão fez a ponte para o grupo da frente. Mathieu Van der Poel e Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck), Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike), Mads Pedersen, Jonathan Milan e Jasper Stuyven (Lidl – Trek), Stefan Kung (Groupama – FDJ), Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) e Tim Merlier (Soudal Quick-Step) eram os principais nomes presentes na dianteira. 26km depois, o segundo pelotão acabou por alcançar o primeiro. Logo a seguir, Max Walscheid (Team Jayco-AlUla) e Johan Jacobs atacaram e isolaram-se na frente da corrida.
A 91km do fim, Jacobs e Walscheid foram alcançados pelo pelotão. 3km depois, cortes voltaram a acontecer no pelotão. A 85km do fim, na primeira passagem no Kemmelberg, Mathieu Van der Poel atacou e foi seguido por Laurence Pithie (Groupama – FDJ), Mads Pedersen e Jonathan Milan. Poucos metros depois, Tim Van Dijke (Team Visma | Lease a Bike) e Jasper Stuyven (Lidl – Trek) chegaram ao grupo da frente. A 81km do fim, Milan atacou e isolou-se na frente da corrida. O italiano conseguiu uma vantagem de 25s sobre os perseguidores e 40s sobre o pelotão.
9km depois, Van der Poel atacou e foi seguido por Pedersen e Pithie. Stuyven tinha capacidade para seguir, mas acabou por sofrer um furo e foi alcançado pelo pelotão. A 65km do fim, Tiller e Van Dijke foram alcançados pelo pelotão. 2km depois, Van der Poel, Pedersen e Pithie chegaram a Milan. Logo a seguir, Pedersen tentou sair do grupo, mas não teve sucesso. A 54km do fim, o dinamarquês voltou a tentar, mas fez com que Milan cedesse. Poucos metros depois, Milan reentrou e atacou.
A 52km do fim, na segunda passagem no Kemmelberg, Milan foi alcançado. Pedersen atacou e foi seguido por Pithie e Van der Poel. Matteo Trentin atacou no pelotão e fez com que Milan fosse alcançado. O italiano da Tudor manteve o seu ritmo e tentava a solo chegar ao grupo da frente. 6km depois, Trentin foi alcançado. A 40km do fim, Ben Turner (Ineos Grenadiers) e Hugo Page (Intermarché – Wanty) saíram do pelotão e tentavam chegar ao grupo da frente.
3km depois, Anthony Turgis (TotalEnergies) saltou do pelotão e tentava juntar-se a Page e Turner. A 35km da meta, na última passagem no Kemmelberg, Pedersen atacou e Pithie acabou por ceder. Van der Poel foi ao limite, mas conseguiu manter-se na roda do dinamarquês. 4km depois, Turgis chegou a Page e Turner. A 24km da meta, Pithie acabou por tirar pé e foi alcançado pelo terceiro grupo. 9km depois, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão que estava a cerca de 1:00 dos dois da frente.
Van der Poel e Pedersen continuaram a colaborar muito bem e a vitória era garantidamente para um dos dois. A 1km da meta, o campeão do mundo colocou-se na roda do dinamarquês. Nos metros finais, Pedersen lançou o sprint final. Van der Poel ainda tentou passar o dinamarquês, mas acabou por sentar na bicicleta e Pedersen conquistou assim pela segunda vez na carreira a Gent – Wevelgem. No sprint pelo terceiro posto, Meeus conseguiu ser mais forte que Jasper Philipsen e Milan.
O português António Morgado (UAE Team Emirates) chegou no pelotão e foi 32º a 16s. O campeão nacional Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) abandonou a prova.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images