Archie Ryan volta às vitórias na etapa 4 da Coppi e Bartali!
O irlandês Archie Ryan (EF Education – EasyPost) venceu a quarta etapa da Coppi e Bartali, uma ligação de 150.7km com partida e chegada em Brisighella, após isolar-se na frente da corrida a 5km da meta e aguentar o forte sprint do belga Jenno Berckmoes (Lotto Dstny). O checo Adam Toupalik (Tdt-Unibet) fechou o pódio.
A quarta etapa da Coppi e Bartali começou com um ritmo alto. A 135km do fim, um grupo de onze ciclistas saiu do pelotão, mas acabou por ser rapidamente alcançado. 6km depois, Alec Segaert (Lotto Dstny), Matteo Malucelli (JCL Team Ukyo), Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team), Gianluca Brambilla (Q36.5 Pro Cycling Team), Jose Muñiz (Petrolike), Hartthijs De Vries (Tdt-Unibet), Jefferson Acuña (GW Erco Shimano), Filippo D’Aiuto e Marco Palomba (General Store – Essegibi – F.Lli Curia) e Emanuele Ansaloni (Team Technipes #inEmiliaRomagna) atacaram e formaram a fuga do dia.
A 112km do fim, na primeira contagem do dia, Ansaloni foi o primeiro a passar no topo. A diferença entre a fuga do dia e o pelotão era de 1:35. 37km depois, na segunda contagem do dia, Brambilla foi o primeiro a passar no alto. A 54km do fim, Segaert atacou e isolou-se na frente da corida. Logo a seguir, Brenner, De Vries e Palomba saltaram do grupo perseguidor e tentavam chegar ao jovem belga.
A 38km do fim, Segaert foi buscar a pontuação máxima na última contagem do dia. Cerca de 3km depois, Brenner largou De Vries e Palomba e fez a ponte para Segaert. A 20km do fim, Brenner acelerou e Segaert deixou de ter capacidade para o seguir. 9km depois, o belga foi alcançado pelo pelotão. A diferença entre Brenner e o pelotão era de 36s.
A cerca de 6km da meta, Brenner foi alcançado no pelotão. Logo a seguir, na entrada da última passagem no Villa Vezzano, com 1km a 8%, Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. A cerca de 5km da meta, quando Cepeda estava prestes a ser alcançado, Ryan atacou e isolou-se na frente da corrida. O irlandês conseguiu uma vantagem de cerca de 10s sobre o pelotão que era comandado pela Lotto Dstny.
Archie Ryan manteve o seu ritmo e entrou na rampa final com uma boa vantagem sobre o pelotão. Adam Toupalik lançou o sprint do pelotão com Jenno Berckmoes na sua roda. Na reta da meta, o belga passou o checo, mas já não foi a tempo de passar Ryan que estreou-se assim a vencer com as cores da EF Education – EasyPost na etapa 4 da Coppi e Bartali. Dos favoritos à geral, Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla), Diego Ulissi (UAE Team Emirates), Koen Bouwman (Team Visma | Lease a Bike) e Sylvain Moniquet (Lotto Dstny) também chegaram a 0s.
Koen Bouwman manteve a liderança da classificação geral e da classificação por pontos da Coppi e Bartali. Archie Ryan é o novo líder da juventude e Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) manteve a liderança da classificação da montanha. A Lotto Dstny segue a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency