Elisa Balsamo faz história e conquista a Classic Brugge-De Panne!
A italiana Elisa Balsamo (Lidl – Trek) venceu a Classic Brugge-De Panne, uma ligação de 156km entre Brugge e De Panne, batendo ao sprint a neerlandesa Charlotte Kool (Team DSM-Firmenich PostNL) e a polaca Daria Pikulik (Human Powered Health).
A Classic Brugge-De Panne começou com um ritmo alto. A 143km do fim, Deborah Veerman (Proximus – Cyclis CT) atacou, mas acabou por ser rapidamente alcançada. 35km depois, Nathalie Bex (Chevalmeire) saltou do pelotão e isolou-se na frente da corrida. A belga conseguiu uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão.
A 96km do fim, Bex acabou por ser alcançada pelo pelotão. Logo a seguir, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficou envolvida Daria Pikulik. O pelotão ainda acabou por partir, mas acabou por baixar o ritmo para que as ciclistas que ficaram envolvidas ou cortadas conseguissem reentrar. A 88km do fim, Alessia Vigilia (FDJ-Suez) e Lisa Van Helvoirt (VolkerWessels Pro Cycling Team) saltaram do pelotão e ficaram isoladas na frente da corrida.
24km depois, Vigilia e Van Helvoirt foram alcançadas pelo pelotão. A 60km do fim, ataques começaram a acontecer no pelotão e Alice Wood (Human Powered Health), Letizia Borghesi (EF Education – Cannondale), Christina Schweinberger (Fenix – Deceuninck) e Eugenia Bujak (UAE Team ADQ) conseguiram uma ligeira vantagem sobre o pelotão. 2km depois, as quatro foram alcançadas. Logo a seguir, Gladys Verhulst (FDJ-Suez) saiu do pelotão e conseguiu uma pequena vantagem.
A cerca de 46km do fim, mais ataques voltaram a acontecer no pelotão e isso fez com que Verhulst fosse alcançada. 23km depois, Nina Buijsman (FDJ-Suez) saltou do pelotão e isolou-se na frente da corrida. A 18km da meta, Alison Jackson (EF Education – Cannondale) e Chiara Consonni (UAE Team ADQ) ficaram envolvidas numa queda, mas as duas rapidamente reentraram no pelotão. Buijsman tinha uma vantagem de 1:10 sobre o pelotão que era comandado pela Team DSM-Firmenich PostNL. A 6km da meta, Buijsman foi alcançada pelo pelotão. 3km depois, Christina Schweinberger tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso.
Nos últimos kms, a Team DSM-Firmenich PostNL comandava o pelotão e tinha Kool na melhor posição para o sprint final. Clara Copponi (Lidl – Trek) fez um belo trabalho e colocou Balsamo na roda da neerlandesa. Nos metros finais, Kool lançou o sprint final e Balsamo saiu de imediato da sua roda e colocou-se ao lado. A italiana conseguiu ser mais forte, nos últimos metros, que a neerlandesa para se tornar assim na primeira ciclista a vencer pela segunda vez a Classic Brugge-De Panne.
Lily Williams (Human Powered Health) também deixou Daria Pikulik muito bem colocada para o sprint final. A polaca conseguiu ser mais forte com o esticar da bicicleta que Chiara Consonni para fechar assim o pódio da Classic Brugge-De Panne. Na sua primeira corrida do ano, Chloé Dygert (Canyon//SRAM Racing) conseguiu ser sexta ao sprint.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images