Jasper Philipsen conquista pelo 2º ano consecutivo a Classic Brugge-De Panne!
O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) venceu a 48ª Classic Brugge-De Panne, uma clássica de 200.5km entre Brugge e De Panne, batendo ao sprint o belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) e o neerlandês Danny Van Poppel (Bora – Hansgrohe).
A Classic Brugge-De Panne começou com Luca De Meester (Bingoal WB), Victor Vercouillie (Team Flanders – Baloise) e Thomas Gachignard (TotalEnergies) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. O pelotão impunha um ritmo tranquilo na fase inicial da corrida e deu aos três fugitivos do dia uma vantagem de 8:00.
A 60km do fim, o pelotão aumentou o ritmo e começou a diminuir a grande vantagem da fuga. A 27km depois, Simone Consonni (Lidl – Trek) ficou envolvido numa queda. O italiano teve de trocar de bicicleta, mas rapidamente reentrou no pelotão. 3km depois, Gachignard atacou e isolou-se na frente da corrida. A 21km do fim, Vercouillie e De Meester foram alcançados pelo pelotão.
11km depois, Gachignard ainda resistiu durante alguns kms, mas acabou por ser alcançado. Danny Van Poppel teve uma saída de estrada e quase foi ao chão. O neerlandês acabou por perder o contacto, mas rapidamente reentrou no grupo e começou a subir posições. Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão e os principais favoritos tentavam manter-se bem colocados. A 1.5km da meta, Jordi Meeus (Bora – Hansgrohe) perdeu o contacto com o pelotão.
No início do km final, a estrada estreitou e os sprinters na frente do grupo tinham uma boa chance para vencerem. A 500 metros da meta, uma queda acabou por partir o pelotão e alguns sprinters perderam assim a sua chance de lutarem pela corrida. 300 metros depois, Van Poppel lançou o sprint final com Philipsen na sua roda. Merlier já estava a sprintar ao lado do belga. Nos últimos metros, Philipsen saiu da roda de Van Poppel e foi mais forte que Merlier para vencer assim a Classic Brugge-De Panne. Van Poppel ainda aguentou o forte sprint de Jason Tesson (TotalEnergies) para ser 3º.
Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL), Gerben Thijssen (Intermarché-Wanty), Laurence Pithie (Groupama – FDJ), Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla), Sam Welsford (Bora – Hansgrohe) e Arvid de Kleijn (Tudor Pro Cycling Team) ficaram presos ou envolvidos na queda nos metros finais.
António Morgado e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) tiveram um dia de trabalho em prol de Sebastian Molano e foram 53º e 64º, respetivamente.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com