Show de Tadej Pogacar no Port Ainé e é mais líder da Volta Catalunya!

O campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu a terceira etapa da Volta Catalunya, uma ligação de 176.6km entre Saint Joan De Les Abadesses e Port Ainé, após protagonizar um fortíssimo ataque a cerca de 7km da meta. O espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step) foi segundo a 48s e o italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) terceiro a 1:03.

A terceira etapa da Volta Catalunya começou com Bauke Mollema (Lidl – Trek) a sair do pelotão e a isolar-se na frente da corrida. A 162km do fim, Florian Lipowitz (Bora – Hansgrohe) e Javier Romo (Movistar Team) juntaram-se ao neerlandês. 2km depois, os três acabaram por ser alcançados. A 150km do fim, vários ataques aconteceram no pelotão, mas nenhum deles acabou por ter sucesso.

7km depois, Juan Pedro López (Lidl – Trek), Jack Haig (Bahrain Victorious), Ethan Hayter (Ineos Grenadiers), Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale), Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team), Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Hugh Carthy (EF Education – EasyPost), Andreas Kron (Lotto Dstny) e Christopher Juul-Jensen (Team Jayco-AlUla) atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Ivan Sosa (Movistar Team), Stephen Williams (Israel-Premier Tech) e Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) fizeram a ponte para o grupo da frente.

A 134km do fim, na primeira contagem do dia, Tejada foi o primeiro a passar no topo. 7km depois, Juul-Jensen foi alcançado pelo pelotão que estava a cerca de 1:00 da fuga do dia. A 72km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Carthy foi buscar a pontuação máxima. 5km depois, no início da segunda contagem do dia, o Port de Cantó, com 25.5km a 4.2%, os fugitivos do dia foram alcançados pelo pelotão. O ritmo da corrida acabou por baixar e a 43km do fim, Tejada foi novamente buscar a pontuação máxima na segunda contagem do dia.

A UAE a comandar o pelotão da Volta Catalunya com João Almeida na roda de Marc Soler (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2024)
A UAE a comandar o pelotão da Volta Catalunya com João Almeida na roda de Marc Soler (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2024)

A 20km do fim, no último sprint intermédio do dia, Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) foi buscar 3s de bonificação. 1.6km depois, a UAE Team Emirates comandava o pelotão que entrou na subida final, o Port Ainé com uma pendente média de 6.7%. João Almeida estava bem colocado e mantinha o seu líder na frente do grupo. Poucos metros depois, Marc Soler (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo do grupo. A 17km da meta, Victor De La Parte (Euskaltel – Euskadi) atacou e conseguiu uma pequena vantagem.

Cerca de 1km depois, o espanhol foi alcançado pelo pelotão. A Soudal Quick-Step aumentou o ritmo e o grupo começou a perder unidades. Soler foi um dos que quebrou e João Almeida era o único ciclista da UAE que estava com Pogacar. A 7.4km da meta, Mikel Landa (Soudal Quick-Step) atacou e foi apenas seguido por Pogacar. Poucos metros depois, o esloveno contra atacou. Landa bem tentou, mas acabou por deixar de ter capacidade para seguir o esloveno.

A 6.8km da meta, Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) atacou e rapidamente fez a ponte para Landa. A Bora-Hansgrohe comandava o pelotão e tentou chegar aos dois perseguidores. João Almeida não foi ao choque e escolheu impor o seu ritmo. O português estava com Egan Bernal (Ineos Grenadiers) e os dois reentraram no pelotão a cerca de 5km da meta. A cerca de 4.5km da meta, João Almeida e Egan Bernal voltaram a perder o contacto com o pelotão numa zona mais inclinada. Chris Harper (Team Jayco-AlUla) atacou e conseguiu fazer a ponte para Kuss e Landa.

A 3km da meta, Landa aumentou o ritmo e Kuss acabou por ceder. Poucos metros depois, Harper também deixou de ter capacidade para seguir o espanhol. Kuss acabou por ir a seu ritmo e conseguiu chegar à roda de Harper. Pogacar mantinha o seu ritmo e tinha 42s de vantagem sobre Landa e, cerca de 55s sobre Harper e Kuss e 1:02 sobre um pequeno grupo onde estava Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe).

A cerca de 1.4km da meta, Harper e Kuss foram alcançados pelo grupo de Vlasov. Logo a seguir, Enric Mas (Movistar Team) atacou e tentava garantir um lugar do pódio da etapa. Na entrada do km final, Mas foi alcançado pelo grupo de Vlasov que era composto por Wout Poels e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Sepp Kuss, Chris Harper, Lenny Martinez (Groupama – FDJ) e Cristian Rodriguez (Arkea-B&B Hotels).

Tadej Pogacar manteve o seu ritmo e bisou assim nesta edição da Volta Catalunya no Port Ainé. Mikel Landa também seguiu com o seu ritmo e conseguiu assim ser 2º a 48s. Nos metros finais, Kuss atacou e foi apenas seguido por Poels e Tiberi. O americano foi ultrapassado pelos dois ciclistas da Bahrain e Tiberi acabou por ser 3º a 1:03. Vlasov chegou com Rodriguez, Harper, Martinez e Mas a 1:10. Egan Bernal foi 15º a 1:38.

João Almeida acabou por quebrar na parte final da subida e foi 17º a 1:46. Na geral, o português é agora 10º a 3:52.

Tadej Pogacar reforçou a sua liderança da classificação geral, da classificação por pontos e da classificação da montanha da Volta Catalunya. Lenny Martinez é o melhor jovem e a Movistar Team a melhor equipa.

Tadej Pogacar segue líder da Volta Catalunya (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2024)
Tadej Pogacar segue líder da Volta Catalunya (Foto: Luis Angel Gomez/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock