Nick Schultz surpreende com ataque no km final e conquista etapa 1 da Volta Catalunya!
O australiano Nick Schultz (Israel – Premier Tech) venceu a primeira etapa da Volta Catalunya, uma ligação de 173.7km com partida e chegada em Sant Feliu de Guíxols, após surpreender os seus adversários com um ataque a 1km da meta! O campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) ainda esteve perto de passar Schultz ao sprint, mas acabou por segundo. O australiano Stephen Williams (Israel – Premier Tech) fechou o pódio.
A primeira etapa da Volta Catalunya começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 161km do fim, Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale) e Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 2km depois, Kenny Elissonde (Cofidis), Adne Holter (Uno-X Mobility) e Simone Petilli (Intermarché – Wanty) atacaram e juntaram-se aos dois da frente.
A 144km do fim, na primeira contagem do dia, Elissonde foi o primeiro a passar no topo. O quinteto da frente tinha cerca de 2:30 de vantagem sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates. 10km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Bizkarra foi buscar a bonificação máxima. A 118km do fim, na segunda contagem do dia, Elissonde foi novamente o primeiro a passar no alto. 20km depois, Bizkarra foi buscar mais 3s de bonificação no segundo sprint intermédio do dia.
A 43km do fim, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficou envolvido Maxim Van Gils (Lotto Dstny). O belga ficou com algumas marcas, mas rapidamente voltou à bicicleta e reentrou no pelotão. Bizkarra perdeu o contacto com o grupo da frente e foi alcançado pelo pelotão. 10km depois, a fuga do dia foi alcançada pelo pelotão. A 30km do fim, no último sprint intermédio do dia, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) foi buscar 3s de bonificação. Tadej Pogacar foi buscar 2s e Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) 1s.
A 21km da meta, na última contagem do dia, Bryan Coquard (Cofidis) perdeu o contacto com o pelotão. João Almeida (UAE Team Emirates) estava mesmo na frente do pelotão e ajudava Tadej Pogacar a manter-se bem colocado. 2km depois, Marc Soler (UAE Team Emirates) acelerou para manter Pogacar mesmo na frente do pelotão na descida. O espanhol ainda foi buscar a pontuação máxima no topo da subida. João Almeida não seguiu os seus colegas de equipas, mas no início da descida, rapidamente subiu posições e assumiu o comando do pelotão.
A 12km da meta, Mauri Vansevanant (Soudal Quick-Step) atacou, mas João Almeida rapidamente fechou o espaço. O português estava a descer muito bem e fez com que o pelotão se esticasse e perdesse algumas unidades. 3km depois, numa ligeira subida, Soler aumentou o ritmo do grupo. A cerca de 8km da meta, Lilian Calmejane (Intermarché – Wanty) atacou, mas João Almeida não deixou o francês ganhar um espaço importante. O português assumiu novamente o comando do grupo na descida.
A 4km da meta, várias equipas lutavam pela frente do grupo. A Israel – Premier Tech estava muito bem e tinha Schultz e Williams bem colocados. 3km depois, Schultz atacou e isolou-se na frente da corrida. Ninguém equipa queria comandar o pelotão e o australiano conseguiu uma boa vantagem. A 600 metros da meta, Sergio Higuita (Bora – Hansgrohe) acelerou na frente do pelotão em prol de Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe). Logo a seguir, uma queda aconteceu no pelotão. O grupo partiu e Egan Bernal (Ineos Grenadiers) e Damiano Caruso e Wout Poels (Bahrain Victorious) ficaram envolvidos.
A 300 metros da meta, Tadej Pogacar lançou o sprint final e foi apenas seguido por Stephen Williams. O esloveno tentou e ficou muito perto, mas acabou por não conseguir passar Nick Schultz que estreou-se assim a vencer no World Tour. Williams esteve muito bem e ainda teve tempo para celebrar a vitória do seu colega de equipa ao ser 3º. Destaca-se a boa corrida de Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) que foi 5º.
Os ciclistas envolvidos ou cortados na queda acabaram por perder tempo. João Almeida foi um deles, mas acabou por receber o mesmo tempo do vencedor e foi 48º. Mikel Landa (Soudal Quick-Step) também foi um dos que ficou cortado e recebeu o mesmo tempo na meta de Schultz. Wout Poels, Egan Bernal e Damiano Caruso ficaram na queda e receberam o mesmo tempo do vencedor. Simon Yates (Team Jayco-AlUla) foi um dos derrotados do dia. O britânico acabou por cruzar a linha de meta a 59s.
Nick Schultz é assim o primeiro líder da classificação geral e da classificação por pontos da Volta Catalunya. Kenny Elissonde é o primeiro líder da classificação da montanha. Axel Laurance é o melhor jovem e a Israel-Premier Tech a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency