The Master Jasper Philipsen conquista o seu primeiro monumento na Milano Sanremo

O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) venceu o primeiro monumento do ano, a Milano Sanremo, uma clássica de 288km entre Pavia e Sanremo, batendo ao sprint o australiano Michael Matthews (Team Jayco-AlUla) e o campeão esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates).

A Milano Sanremo começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 169km do fim, Davide Bais, Mirco Maestri e Andrea Pietrobon (Team Polti Kometa), Alessandro Tonelli e Samuele Zoccarato (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Romain Combaud (Team DSM-Firmenich PostNL), Lorenzo Germani (Groupama – FDJ), Sergio Samitier (Movistar Team) e Valerio Conti, Kyrylo Tsarenko e Davide Baldaccini (Team Corratec – Vini Fantini) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia.

A 249km do fim, Germani decidiu tirar pé e foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela Lidl – Trek e Alpecin – Deceuninck. 14km depois, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) teve de trocar de bicicleta, mas o neerlandês rapidamente reentrou no pelotão. A diferença entre os dez da frente e o pelotão era de cerca de 2:30. A 102km do fim, Davide Bais teve um furo e demorou cerca de 3km a reentrar no grupo da frente. O ritmo da corrida era alto e o pelotão controlava a vantagem da fuga que ainda era de 2:00.

A fuga da 115ª Milano Sanremo (Foto: Getty Images)
A fuga da 115ª Milano Sanremo (Foto: Getty Images)

A 53km do fim, os ciclistas entraram no Campo Mele. A UAE Team Emirates apareceu na frente do pelotão e aumentou o ritmo. 5km depois, no Capo Cerve, a UAE manteve um forte ritmo a fuga tinha uma vantagem de cerca de 1:30. A 40km do fim, no Capo Berta, uma queda aconteceu no pelotão que fez partir e esticar o grupo. 1km depois, um dos principais favoritos, Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) acabou por ceder. Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) também já não tinha capacidade para seguir o ritmo do pelotão. Na frente da corrida, Baldacini e Tsarenko cederam.

A 27km do fim, os ciclistas entraram na Cipressa. A UAE impôs de imediato um ritmo elevado e fez com que o pelotão começasse a perder unidades e a vantagem da fuga diminuísse. 1km depois, Conti e Combaud perderam o contacto com o grupo da frente. Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo com Tim Wellens e Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) na sua roda. A 23km do fim, Jonathan Milan (Bahrain Victorious) perdeu o contacto com o pelotão.

3km depois, quando o grupo da frente estava mesmo perto de ser alcançado, Samitier e Pietrobon sofreram uma queda feia na descida. Logo a seguir, os restantes fugitivos do dia foram alcançados. Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) estava com dificuldades a descer e perdeu o contacto com o pelotão. A 19km da meta, Davide Bais atacou e conseguiu cerca de 19s de vantagem sobre o pelotão. 5km depois, alguns ciclistas reentraram no pelotão. Plapp e Del Toro estavam nesse grupo.

O primeiro ataque de Pogacar no Poggio (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)
O primeiro ataque de Pogacar no Poggio (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)

A 11km da meta, Davide Bais foi alcançado pelo pelotão. A Lidl – Trek, a Groupama – FDJ e a Tudor Pro Cycling Team lutavam pela frente do pelotão. A 8km da meta, já no Poggio, Tim Wellens aumentou o ritmo do pelotão que começou a partir. 1.5km depois, Pogacar atacou e foi seguido por Van der Poel, Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) e Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost). Poucos metros depois, Mads Pedersen e Jasper Stuyven (Lidl – Trek), Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), Jasper Philipsen, Michael Matthews, Matej Mohoric (Bahrain Victorious), Maxim Van Gils (Lotto Dstny), Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Matteo Sobrero (Bora – Hansgrohe).

A 6.2km da meta, mesmo antes do topo do Poggio, Pogacar atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Logo a seguir, Van der Poel também atacou e conseguiu fazer a ponte para o esloveno. Na descida o grupo perseguidor partiu e Pidcock, Mohoric e Stuyven fizeram a ponte para os dois da frente. Ganna parece ter sofrido com um problema mecânico e perdeu assim as suas chances de lutar pela corrida. A cerca de 3km da meta, Philipsen, Matthews, Pedersen, Sobrero, Alaphilippe, Bettiol e Van Gils reentraram no grupo da frente.

Poucos metros depois, mesmo no fim da descida, Mohoric acelerou e conseguiu uma ligeira vantagem. O Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel, tornou-se um super gregário de luxo em prol de Philipsen e conseguiu fazer com o esloveno fosse alcançado. A cerca de 1.6km da meta, Sobrero atacou e só Pidcock fez a ponte para o italiano. Van der Poel assumiu novamente a perseguição e estava a conseguir fechar o espaço para o duo da frente.

Nos metros finais, Pidcock atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Stuyven acelerou no pelotão para lançar o sprint de Pedersen. Quando o britânico estava mesmo a ser alcançado, Matthews lançou o sprint final com Philipsen e Pogacar na sua roda. Pedersen também lançou o seu sprint pelo outro lado da estrada, mas o dinamarquês ficou sem pernas e foi passado pelos três. Nos últimos metros, Philipsen colocou-se lado a lado com Matthews e com o esticar da bicicleta conseguiu ser mais forte que o australiano para conquistar assim o seu primeiro monumento. Pogacar fez um grande sprint e conseguiu ser terceiro, conseguindo assim o seu primeiro pódio na “La Classicissima”.

Destaca-se a excelente corrida de Alberto Bettiol que foi quinto. Com este resultado na Milano Sanremo e com a vitória na Milano – Torino, o italiano parece estar a mostrar que está de volta ao seu melhor. Maxim Van Gils confirmou o seu bom início de temporada ao conseguir ser 7º. Julian Alaphilippe também esteve muito bem e acabou em 9º. Matteo Sobrero foi a surpresa do dia! O italiano fez uma grande corrida e conseguiu chegar no grupo principal. Depois do ataque, não teve pernas para o sprint e foi 12º.

Pódio Final

Pódio da Milano Sanremo com Michael Matthews, Jasper Philipsen e Tadej Pogacar (Foto: Milano Sanremo)
Pódio da Milano Sanremo com Michael Matthews, Jasper Philipsen e Tadej Pogacar (Foto: Milano Sanremo)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Milano Sanremo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock