Luca Mozzato bate Dylan Groenewegen e conquista a Bredene Koksijde Classic!

O italiano Luca Mozzato (Arkea-B&B Hotels) venceu a Bredene Koksijde Classic, uma clássica de 200km entre Bredene Koksijde, batendo ao sprint o neerlandês Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) e o belga Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty).

A Bredene Koksijde Classic começou com Mauro Verwilt (Tarteletto – Isorex) e Jasper Haest (VolkerWessels Cycling Team) a ficarem isolados na frente da corrida. Os dois conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. A 178km do fim, echelons aconteceram no pelotão. 8km depois, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão.

A 157km do fim, echelons voltaram a acontecer no pelotão. 7km depois, o segundo pelotão conseguiu juntar-se ao primeiro. A 146km do fim, os dois da frente foram alcançados pelo pelotão. 3km depois, Haest, Verwilt, Matteo Milan (Lidl – Trek), Jens Reynders (Bingoal WB), Abram Stockman (Tdt – Unibet) e Max Kroonen (VolkerWessels Cycling Team) atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. 9km depois, Haest teve um problema mecânico e foi alcançado pelo pelotão.

Logo a seguir, echelons voltaram a ter impacto na corrida e reduziram o pelotão para cerca de 40 ciclistas. A cerca de 100km do fim, Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step) atacou e tentava fazer a ponte para o grupo da frente. 2km depois, no Kemmelberg, com 0.7km a 11.1%, Arnaud De Lie (Lotto Dstny) atacou e foi seguido por Robbe Ghys (Alpecin – Deceuninck). Os dois não conseguiram uma grande vantagem e foram rapidamente alcançados pelo pelotão.

A 94km do fim, Reinderink foi alcançado pelo pelotão. 12km depois, os cinco da frente foram alcançados pelo pelotão. A 77km do fim, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficou envolvido Dylan Groenewegen. O neerlandês rapidamente voltou à bicicleta, mas a corrida acabou por partir. O pelotão dividiu-se em dois grupos e Groenewegen estava num segundo pelotão. Arvid de Kleijn (Tudor Pro Cycling Team) e António Morgado (UAE Team Emirates) também estavam cortados.

A 62km do fim, Arnaud De Lie acelerou e fez com que o primeiro pelotão perdesse algumas unidades. A diferença entre o primeiro e o segundo pelotão era de cerca de 40s. 12km depois, cortes voltaram a acontecer no primeiro pelotão. De Lie passou dificuldades e acabou por cortar. O belga ficou num pequeno grupo onde estavam ciclistas com Nils Pollit (UAE Team Emirates) e Paul Magnier (Soudal Quick-Step). Poucos metros depois, De Lie atacou e a solo, numa zona de vento, fez a ponte para o grupo da frente que tinha alguns fortes velocistas como Luca Mozzato, Gerben Thijssen e Simone Consonni (Lidl – Trek).

António Morgado não teve um dia fácil, mas conseguiu terminar a Bredene Koksijde Classic
António Morgado não teve um dia fácil, mas conseguiu terminar a Bredene Koksijde Classic

A 43km da meta, o grupo de Pollit e Magnier reentrou no grupo da frente. 10km depois, ataques começaram a acontecer na dianteira, mas nenhum ciclista ganhou um espaço importante. A cooperação não era a ideal e isso fez com que o grupo de Groenewegen e De Kleijn conseguisse juntar-se à frente da corrida a 27km da meta. 2km depois, Otto Vergaerde (Lidl – Trek) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. A 19km da meta, o belga acabou por ser alcançado.

4km depois, De Kleijn teve de trocar de bicicleta. O neerlandês conseguiu reentrar no grupo da frente, mas gastou energias importantes. A 9.5km da meta, Pollit atacou e foi seguido por Daan Hoole (Lidl – Trek) e Dries De Pooter (Intermarché – Wanty). Poucos metros depois, Patrick Eddy (Team DSM-Firmenich PostNL) fez a ponte para os três que tinham uma pequena vantagem sobre o pelotão. A 8km da meta, Yves Lampaert (Soudal Quick-Step) também se juntou ao grupo da frente.

A 3.6km da meta, Lampaert atacou e foi apenas seguido por Eddy. Os dois tinham uma vantagem de cerca de 8s sobre o pelotão, mas o britânico não colaborava com o belga. A 1.6km da meta, os dois acabaram por ser alcançados.

No início do km final, Ghys tentou surpreender com um ataque de longe, mas o belga foi alcançado, logo após na última curva, devido a um grande trabalho de Luka Mezgec (Team Jayco-AlUla). Amaury Capiot (Arkea-B&B Hotels) sofreu uma queda, nos metros finais, e perdeu assim as suas chances de conseguir um belo resultado.

Dylan Groenewegen tentou surpreender ao lançar de longe o sprint final e Mozzato colocou-se na sua roda. Nos últimos metros, o italiano conseguiu passar o neerlandês para conquistar assim a sua maior vitória da carreira na Bredene Koksijde Classic. Thijssen não estava na melhor posição para o sprint final, mas mesmo assim fez um grande sprint e conseguiu passar Consonni para ser 3º. De Lie pagou caro às várias acelerações que fez durante a corrida e foi apenas 5º. De Kleijn ficou sem pernas no sprint e foi 7º.

António Morgado teve um grande dia de aprendizagem. O português não teve uma corrida fácil e acabou por ser 58º a 3:36. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) abandonou a prova.

Pódio Final

Pódio da Bredene Koksijde Classic com Dylan Groenewegen, Luca Mozzato e Gerben Thijssen
Pódio da Bredene Koksijde Classic com Dylan Groenewegen, Luca Mozzato e Gerben Thijssen

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock