Tim Merlier faz o hat-trick na Nokere Koerse após sprint demolidor!

O belga Tim Merlier (Sodual Quick-Step) venceu a Nokere Koerse, uma clássica de 188.1km entre Deinze e Nokere, batendo ao sprint o neerlandês Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL) e Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck).

A Nokere Koerse começou com diversas tentativas de ataque com Xabier Isasa (Euskaltel – Euskadi), Abram Stockman (Tdt-Unibet), Victor Vercouillie e Yenti Vandevelde (Team Flanders – Baloise), Aaron Van der Beken (Tarteletto – Isorex) e Alex Vandenbulcke (Bingoal WB) a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 3:30 sobre o pelotão que era comandado pela Alpecin – Deceuninck e a Soudal Quick-Step.

A 99km do fim, Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) abandonou a corrida. O dinamarquês começou a temporada em excelente forma e era um dos ciclistas que podia mexer na corrida. 26km depois, Jenthe Biermans (Arkea-B&B Hotels), um ciclista que podia lutar por um lugar do pódio, ficou envolvido numa queda. O belga conseguiu reentrar no pelotão, mas notava-se que ficou bastante marcado.

A 68km do fim, Tim Wellens (UAE Team Emirates) acelerou. O belga não conseguiu sair do pelotão, mas fez com que este partisse. 5km depois, Stockman atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. A 58km do fim, Jasper Philipsen teve de trocar de bicicleta e demorou cerca de 4km depois a reentrar no pelotão. 10km depois, Vercouillie, Vandeveld, Van der Beken, Vandenbulcke e Isasa foram alcançados pelo pelotão.

A 45km do fim, Biermans acabou por deixar de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão. 8km depois, Stockman acabou por ser alcançado. Logo a seguir, ataques começaram a acontecer no pelotão. Alguns dos principais favoritos estavam nesses ataques, mas nenhum foi suficiente para que um grupo conseguisse saltar do pelotão. A 22km do fim, Kim Heiduk (Ineos Grenadiers) e Daan Hoole (Lidl – Trek) sofreram uma queda e ambos ficaram maltratados.

A 14km da meta, os ataques voltarão a acontecer no pelotão. Jasper Philipsen, Tim Wellens, Stefan Kung (Groupama – FDJ) e Tim Merlier eram alguns dos principais nomes envolvidos. Ninguém conseguiu sair, mas o pelotão esticou e perdeu algumas unidades. 7km depois, Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) atacou e foi seguido por Nils Eekhoff (Team DSM-Firmenich PostNL), Tim Wellens, Luke Lamperti (Soudal Quick-Step) e Tom Van Asbroeck (Israel – Premier Tech). A 5.5km da meta, os cinco foram alcançados.

700 metros depois, Tim Wellens atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. O belga ainda resistiu durante alguns kms, mas acabou por ser alcançado a 1.8km da meta. A Alpecin – Deceuninck e a Soudal Quick-Step acabaram por assumir o pelotão. 1km depois, uma queda aconteceu no pelotão que acabou por partir o grupo. Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty), Rasmus Tiller (Uno-X Mobility) e Ethan Hayter foram alguns dos ciclistas envolvidos.

Tim Merlier estava com um problema na bicicleta, mas rapidamente o resolveu e manteve-se na cauda do grupo que ficou na dianteira, após a queda. Nos metros finais em pavê, mesmo antes da última curva, Merlier aproveitou que estava embalado e surpreendeu ao lançar o sprint. O belga acabou por ganhar um grande espaço e conquistou assim pela terceira vez consecutiva a Nokere Koerse. Philipsen ainda tentou responder lançando o seu sprint para tentar fechar o espaço, mas já era tarde de mais. O belga ainda ficou sem pernas, nos últimos metros, e foi ultrapassado por Jakobsen que foi assim segundo.

Pódio Final

Pódio da Nokere Koerse com Fabio Jakobsen, Tim Merlier e Jasper Philipsen (Foto: Jan De Meuleneir/PN/SprintCyclingAgency©2024)
Pódio da Nokere Koerse com Fabio Jakobsen, Tim Merlier e Jasper Philipsen (Foto: Jan De Meuleneir/PN/SprintCyclingAgency©2024)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock