Show de Lotte Kopecky com nova dobradinha da SD Worx na Nokere Koerse!
A belga, Campeã do Mundo, Lotte Kopecky (Team SD Worx-Protime) venceu a Nokere Koerse, uma clássica de 127km entre Deinze e Nokere, após protagonizar um fortíssimo ataque a 7km da meta. A neerlandesa Lorena Wiebes (Team SD Worx-Protime) foi a mais forte ao sprint do grupo perseguidor para completar assim a dobradinha. A americana Lily Williams (Human Powered Health) fechou o pódio.
A Nokere Koerse começou com um ritmo alto. A 100km do fim, Kopecky e Wiebes ficaram envolvidas numa queda, mas ambas conseguiram reentrar no pelotão. 18km depois, Sofia Bertizzolo (UAE Team ADQ) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. A cerca de 77km do fim, Kopecky saltou do pelotão e fez a ponte para Bertizzolo. Poucos kms depois, a belga largou a italiana e isolou-se na frente da corrida. A 62km do fim, Kopecky foi alcançada.
6km depois, Heidi Franz (Lifeplus Wahoo) e Femke De Vries (GT Krush Rebellease) saíram do pelotão e conseguiu uma pequena vantagem. A 53km do fim, Rotem Gafinovitz (Hess Cycling Team) e Quinty Van de Guchte (Lotto Dstny) fizeram a ponte para De Vries e Franz. 3km depois, as quatro acabaram por ser alcançadas pelo pelotão.
A 45km do fim, Emma Norsgaard (Movistar Team), Sofia Bertizzolo, Femke Markus (Team SD Worx-Protime) e Jeanne Korevaar (Liv AlUla-Jayco) atacaram e conseguiram isolar-se na frente da corrida. 6km depois, Wiebes conseguiu fazer a ponte para o quarteto da frente. A 36km do fim, algumas ciclistas juntaram-se à frente da corrida. Cerca de 5km depois, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão.
A 26km da meta, Anya Louw (AG Insurance-Soudal Team) atacou e conseguiu uma vantagem de cerca de 20s sobre o pelotão. 2km depois, Valerie Demey (VolkerWessels Women’s Pro Cycling Team) tentava a solo fazer a ponte para Louw. A 20km da meta, Stina Kagevi (Team Coop-Repsol) e De Vries saltaram do pelotão e chegaram a Demey. 5km depois, as três perseguidoras alcançaram Louw.
A 14km da meta, as quatro da frente foram alcançadas. Logo a seguir, Kopecky e Wiebes atacaram e foram apenas seguida por Williams. O pelotão acabou por partir e Letizia Paternoster (Liv AlUla-Jayco), Emma Norsgaard, Arlenis Sierra e Floortje Mackaij (Movistar Team), Sofie Van Rooijen (VolkerWessels Pro Cycling Team), Julie De Wilde (Fenix – Deceuninck), Chiara Consonni (UAE Team ADQ) e Ilse Pluimers e Marthe Goossens (AG Insurance-Soudal Team) tentava juntar-se às três da frente. A cerca de 13km da meta, Sierra atacou e fez a ponte para o trio da frente.
A 8km da meta, as quatro da frente tinham 18s de vantagem sobre o grupo perseguidor e 40s sobre o pelotão. Cerca de 1km depois, Kopecky atacou e Williams e Sierra não tiveram capacidade para a seguir. Norsgaard, Mackaij e Van Rooijen saltaram do grupo perseguidor e tentavam chegar a Wiebes, Sierra e Williams. A 5km da meta, as três conseguiram chegar ao grupo de Wiebes. Norsgaard e Mackaij começaram a trabalhar em prol de Sierra e tentava fechar o espaço para a Campeã do Mundo. Poucos kms depois, Consonni, Pluimers, Goossens, Paternoster e De Wilde foram alcançadas pelo pelotão.
Lotte Kopecky manteve o seu ritmo e foi aumentando a sua vantagem sobre as perseguidoras para conquistar pelo segundo ano consecutivo da Nokere Koerse. Na rampa final em pavê, Lorena Wiebes não deu hipótese ao sprint e completou assim a dobradinha da SD Worx, repetindo o feito de 2023. Lily Williams foi mais forte no esticar da bicicleta que Sofie Van Rooijen para ser assim terceira. Sierra ficou sem pernas, nos metros finais, e foi apenas quinta.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images