Jonathan Milan bisa na consagração de Jonas Vingegaard no Tirreno-Adriatico!
O italiano Jonathan Milan (Lidl – Trek) venceu a última etapa do Tirreno-Adriatico, uma ligação de 154km com partida e chegada em San Benedetto del Tronto, batendo ao sprint o norueguês Alexander Kristoff (Uno-X Mobility) e o italiano Davide Cimolai (Movistar Team).
A última etapa do Tirreno-Adriatico começou com Ben Healy (EF Education – EasyPost) a formar a fuga do dia. A 148km do fim, Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) e Alessandro De Marchi (Team Jayco-AlUla) fizeram a ponte para o irlandês. 3km depois, Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost), Damiano Caruso (Bahrain Victorious) e Luke Rowe (Ineos Grenadiers) atacaram e juntaram-se aos três da frente.
A 110km do fim, na única contagem do dia, Tiberi foi o primeiro a passar no topo. O ritmo da corrida era elevado, pois o grupo da frente era bastante perigoso. A Alpecin – Deceuninck e a Lidl – Trek eram quem comandavam o pelotão e estavam a 1:50 da fuga do dia. 25km depois, um dos favoritos a vencer no dia de hoje, Tim Merlier (Soudal Quick-Step) abandonou a corrida.
A 43km do fim, no sprint intermédio do dia, Ben Healy foi buscar a pontuação máxima. 20km depois, Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) sofreu uma queda feia e acabou por abandonar a corrida. A 18km da meta, Axel Zingle (Cofidis), um ciclista que podia terminar no top5 no dia de hoje, também abandonou a corrida. 3km depois, a fuga do dia foi alcançada.
Antes do km final, a Uno-X Mobility apareceu muito bem e assumiu o comando do grupo. A cerca de 900 metros da meta, Kristoff perdeu a roda de Soren Waerenskjold antes da curva final. Waerenskjold conseguiu um pequeno espaço sobre o pelotão onde Milan estava na dianteira. Simone Consonni (Lidl – Trek) subiu no grupo e começou a fechar o espaço de Waerenskjold com Milan na roda. Quando, o norueguês estava a ser alcançado, Kristoff lançou o sprint final e Milan e Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) colocaram-se logo ao seu lado. Nos últimos metros, Milan foi mais forte que Kristoff para bisar no Tirreno-Adriatico. Philipsen quebrou e acabou por ser ultrapassado por Cimolai.
Nelson Oliveira furou a 1.7km da meta, mas como foi nos três kms finais, o português foi 119º com o mesmo tempo do vencedor. Na geral, Nelson foi 39º a 17:38.
Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) é o grande vencedor do Tirreno-Adriatico, batendo Juan Ayuso (UAE Team Emirates) por 1:24 e Jai Hindley (Bora – Hansgrohe) por 1:52. Vingegaard venceu a classificação da montanha e Ayuso foi o melhor jovem. Jonathan Milan venceu a classificação por pontos e a UAE Team Emirates foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Tirreno-Adriatico