Remco Evenepoel triunfa em Nice! Matteo Jorgenson é 2º e conquista o Paris-Nice!

O campeão belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) venceu última etapa do Paris-Nice, uma ligação de 109.3km com partida e chegada em Nice, batendo ao sprint o americano Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike). Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) foi terceiro a 50s.

A última etapa do Paris-Nice começou com Victor Campenaerts (Lotto Dstny), Laurence Pithie (Groupama – FDJ) e Johan Jacobs (Movistar Team) a formarem a fuga do dia. A 92km do fim, Pithie perdeu o contacto com o grupo da frente. 3km depois, Campenaerts largou Jacobs e conseguiu ser o primeiro a passar no topo da primeira contagem do dia.

Poucos kms depois, ataques aconteceram no pelotão e Quentin Pacher (Groupama – FDJ), Laurens de Plus (Ineos Grenadiers), Bruno Armirail (Decathlon AG2R La Mondiale), Ion Izagirre (Cofidis), Pello Bilbao (Bahrain Victorious), Ewen Costiou (Arkea-B&B Hotels), Harry Sweeny (EF Education – EasyPost), Samuele Battistella e Christian Scaroni (Astana Qazaqstan Team), Mads Pedersen (Lidl – Trek) e Will Barta e Rúben Guerreiro (Movistar Team) fizeram a ponte para Jacobs que estava a cerca de 45s de Campenaerts.

A 72km do fim, na segunda contagem do dia, Campenaerts foi buscar a pontuação máxima. 4km depois, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers). Buitrago ficou muito maltratado e acabou por abandonar a prova. Rodriguez conseguiu continuar.

João Almeida fechou no top10 final do Paris-Nice (Foto: Massimo Fulgenzi/SprintCyclingAgency©2024)
João Almeida fechou no top10 final do Paris-Nice (Foto: Massimo Fulgenzi/SprintCyclingAgency©2024)

A queda provocou um corte no pelotão e Primoz Roglic e Vlasov (Bora – Hansgrohe), Chris Harper e Luke Plapp (Team Jayco-AlUla), Mattia Cattaneo e Evenepoel (Soudal Quick-Step), Brandon McNulty e Felix Grosschartner (UAE Team Emirates), Jorgenson, Koen Bouwman e Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) e Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) conseguiram fazer a ponte para o grupo perseguidor. Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Aurélien Paret-Peintre e Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) e João Almeida (UAE Team Emirates) foram alguns ciclistas que ficaram cortados.

A 58km do fim, na terceira contagem do dia, Campenaerts foi o primeiro a passar no topo. 10km depois, o belga acabou por ser alcançado pelo grupo dos favoritos. Alguns ciclistas saltaram do pelotão para tentar fazer a ponte para o grupo da frente. Egan Bernal e João Almeida estavam nesse grupo que seguia a cerca de 40s. A 47km do fim, no Côte de Peille, com 6.5km a 6.9%, Evenepoel atacou, mas não conseguiu sair do grupo. 1km depois, o belga voltou a atacar e foi seguido por Jorgenson, Skjelmose, Roglic, Vlasov, McNulty e Plapp. Poucos metros depois, Harper, Kelderman, Grosschartner e Scaroni reentraram no grupo da frente.

Momento em que Evenepoel, Jorgenson e Vlasov se isolaram na etapa final do Paris-Nice (Foto: BELGA)
Momento em que Evenepoel, Jorgenson e Vlasov se isolaram na etapa final do Paris-Nice (Foto: BELGA)

A 44km da meta, Evenepoel protagonizou um grande ataque e foi seguido por Matteo Jorgenson. McNulty tentou seguir os dois, mas não conseguiu e tinha de perseguir a solo. Poucos metros depois, Vlasov atacou e fez a ponte para os dois da frente. McNulty acabou por ser alcançado por Plapp, Scaroni, Skjelmose e Roglic. A 40km da meta, na quarta contagem do dia, Vlasov foi o primeiro a passar no topo. 4km depois, o trio da frente tinha 25s de vantagem sobre os perseguidores.

A 25km da meta, Roglic deixou de ter capacidade para seguir o ritmo no grupo perseguidor. 1km depois, no Col d’Eze, com 1.6km a 9.1%, Matteo Jorgenson foi o primeiro a passar no topo e conquistou 6s de bonificação. Evenepoel foi buscar 4s e Vlasov 2s. O trio da frente mantinha o ritmo elevado e já tinha mais de 1:00 de vantagem sobre os perseguidores. A 12km da meta, o grupo de Egan Bernal e Felix Gall chegou ao grupo de McNulty. João Almeida chegou a estar com Bernal e Gall, mas acabou por ceder.

Remco Evenepoel e Matteo Jorgenson deram espetáculo na etapa final do Paris-Nice (Foto: Getty Images)
Remco Evenepoel e Matteo Jorgenson deram espetáculo na etapa final do Paris-Nice (Foto: Getty Images)

A 10.5km da meta, no Col des Quatres Chemins, com 3.6km a 8.8%, Vlasov deixou de ter capacidade para seguir Evenpoel e Jorgenson. 1.5km depois, o belga foi o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. Skjelmose e McNulty atacaram e tentavam chegar a Vlasov.

Evenepoel e Jorgenson mantiveram o ritmo alto e no sprint, o belga foi o mais forte para vencer assim a última etapa do Paris-Nice. Jorgenson nem contestou o sprint de Evenpeoel, mas celebrou na 2ª posição a vitória da geral. Vlasov fechou o pódio da etapa a 50s. Skjelmose e McNulty cruzaram a linha de meta a 1:39 do vencedor. Egan Bernal, Felix Gall e Luke Plapp chegaram a 2:13 e Primoz Roglic foi 17º a 4:04.

João Almeida ainda foi 13º a 3:07 de Evenepoel na etapa. Na geral, o português terminou em 10º a 6:08. Rúben Guerreiro foi 30º a 8:38, na etapa, e 21º a 23:32, na geral.

Matteo Jorgenson é o grande vencedor do Paris-Nice, batendo Remco Evenepoel por 30s e Brandon McNulty por 1:47. O americano ainda foi o melhor jovem. Evenepoel conquistou a classificação da montanha e a classificação por pontos. A UAE Team Emirates foi a melhor equipa.

Pódio Final

Pódio do Paris Nice com Remco  Evenepoel, Matteo Jorgenson e Brandon McNulty (Foto: Getty Images)
Pódio do Paris Nice com Remco Evenepoel, Matteo Jorgenson e Brandon McNulty (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock