Jonas Vingegaard garante o tridente com vitória na etapa rainha do Tirreno-Adriatico!

O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) venceu a sexta etapa do Tirreno-Adriatico, uma ligação de 180km entre Sassoferrato e Cagli, após conseguir isolar-se na frente da corrida a 6km para a meta. O espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates) e o australiano Jai Hindley (Bora – Hansgrohe) fecharam o pódio a 26s.

A sexta etapa do Tirreno-Adratico começou com Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step) e Kevin Vermaeke (Team DSM-Firmenich PostNL) a tentarem formar a fuga do dia, mas não tiveram sucesso. A 169km do fim, Ben Healy (EF Education – EasyPost) atacou e formou a fuga do dia. Cerca de 14km depois, Nans Peters (Decathlon AG2R La Mondiale) e Alaphilippe conseguiram fazer a ponte para Healy.

A 144km do fim, Axel Zingle (Cofidis), Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), Iván Garcia Cortina (Movistar Team), Andreas Leknessund (Uno-X Mobility) e Niklas Arndt (Bahrain Victorious) atacaram e conseguiram juntar-se ao grupo da frente. Samuele Zoccarato (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) tentou juntar-se à fuga do dia, mas acabou por não ter sucesso.

A 114lkm do fim, na primeira contagem do dia, Carapaz foi o primeiro a passar no topo. 30km depois, os nove da frente tinham 2:20 de vantagem sobre o pelotão. A 64km do fim, Healy atacou e foi seguido por Leknessund, Kwiatkowski, Peters e Carapaz, Zingle e Cortina, 22km depois, Peters, Zingle e Kwiatkowski acabaram por ceder. A 40km do fim, no sprint intermédio, Healy foi buscar a pontuação máxima. Logo a seguir, o irlandês acabou por perder o contacto com o grupo da frente.

A 28km do fim, no início da segunda contagem do dia, a Moria, com 2.4km a 8.4%, Juan Ayuso teve um problema mecânico. O espanhol conseguiu reentrar no pelotão, mas tinha muitas posições para recuperar. 1km depois, Cortina perdeu o contacto com o grupo da frente. A 26km do fim, Carapaz foi o primeiro a passar no topo da Moria.

16km depois, Carapaz e Leknessund entraram no Monte Petrano, que tem como pendente média 7.9%, com uma vantagem de 1:20 sobre o pelotão. Logo nos primeiros metros da subida, Leknessund deixou de ter capacidade para seguir Carapaz. No pelotão, a Bora – Hansgrohe impunha um ritmo elevado. A cerca de 9km da meta, Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) perdeu o contacto com o pelotão, mas o mexicano conseguiu reentrar a ritmo 1km depois.

A 7.5km da meta, Del Toro voltou a perder o contacto com o pelotão. 500 metros depois, Leknessund foi alcançado pelo pelotão que era composto por Lennard Kamna e Jai Hindley (Bora – Hansgrohe), Jonas Vingegaard e Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike), Thymen Arensman e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers), Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale), Juan Ayuso, Romain Grégoire (Groupama – FDJ), Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) e Wout Poels (Bahrain Victorious).

Ataque de Jonas Vingegaard na etapa 6 do Tirreno-Adriatico (Foto: Tirreno-Adriatico)
Ataque de Jonas Vingegaard na etapa 6 do Tirreno-Adriatico (Foto: Tirreno-Adriatico)

A 6.5km da meta, Hindley atacou e foi seguido por Vingegaard e Ayuso. 300 metros depois, o dinamarquês contra atacou. Ayuso e Hindley ainda seguiram durante alguns metros, mas acabaram por deixar de ter capacidade para seguir Vingegaard. Pidcock, Arensman, Uijtdebroeks, O’Connor e Kamna ficaram num terceiro grupo. A cerca de 4km da meta, Del Toro continuava a fazer a sua grande recuperação e chegou ao grupo de Arensman. A 1.2km da meta, Del Toro atacou e tentava chegar a Ayuso e Hindley.

Jonas Vingegaard manteve o seu ritmo e o dinamarquês venceu assim a etapa rainha do Tirreno-Adriatico. Juan Ayuso conseguiu ser mais forte ao sprint que Jai Hindley para ser 2º a 26s. Isaac Del Toro fez mais uma fantástica etapa e foi 4º a 36s. Tom Pidcock mostrou-se num melhor nível na etapa de hoje e chegou com Ben O’Connor a 42s. Kamna fez um grande trabalho na etapa de hoje e chegou com Arensman a 46s. Uijtdebroeks acabou por ser 9º a 48s.

O português Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 52º a 11:11.

Jonas Vingegaard reforçou a liderança da classificação geral e da classificação da montanha do Tirreno-Adriatico. Juan Ayuso manteve a liderança da juventude e é o novo líder da classificação por pontos.

Jonas Vingegaard segue o camisola azul do Tirreno-Adriatico (Foto: Tim de Waele/Getty Images)
Jonas Vingegaard segue o camisola azul do Tirreno-Adriatico (Foto: Tim de Waele/Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Tirreno-Adriatico

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock