Masterclass de Jonas Vingegaard na etapa 5 e é o novo líder do Tirreno-Adriatico!
O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) venceu a quinta etapa do Tirreno-Adriatico, uma ligação de 144km entre Torricella Sicura e Valle Castellana, após protagonizou um grande ataque a 29km para a meta. O espanhol Juan Ayuso (UAE Team Emirates) foi segundo e o australiano Jai Hindley (Bora – Hansgrohe) terceiro, ambos a 1:12.
A quinta etapa do Tirreno-Adriatico começou com um ritmo alto. A 136km do fim, Filippo Ganna (Ineos Grenadiers), Alessandro De Marchi (Team Jayco-AlUla), Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale), Iván Garcia Cortina (Movistar Team), Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team) e Simon Clarke (Israel – Premier Tech) atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step), Magnus Cort (Uno-X Mobility), Clement Davy (Groupama – FDJ) e Niccolo Bonifazio (Team Corratec – Vini Fantini) fizeram a ponte para o grupo da frente que tinha cerca de 2:30 de vantagem sobre o pelotão.
A 90km do fim, na primeira contagem do dia, Howson foi o primeiro a passar no alto. 20km depois, o pelotão aumentou o ritmo e reduziu a vantagem da fuga para 1:00. A 56km do fim, Ganna foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. 17km depois, Howson decidiu tirar pé e foi alcançado pelo pelotão. A 36km do fim, os ciclistas entraram na subida mais dura do dia, o San Giacomo, com 11.9km a 6.2%.
4km depois, Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike) aumentou o ritmo do pelotão e os fugitivos do dia começaram a ser alcançados. Poucos kms depois, Ben Tulett (Team Visma | Lease a Bike) aumentou ainda mais o ritmo e acabou por partir o pelotão. Jonas Vingegaard e Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike), Juan Ayuso, Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale), Tom Pidcock e Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) e Jai Hindley foram os únicos que conseguiram seguir o britânico.
A 29km da meta, Vingegaard atacou e ninguém teve capacidade para seguir o seu ataque. O’Connor acelerou uns metros depois para tentar fazer a ponte e foi apenas seguido por Hindley. Enric Mas (Movistar Team) estava a passar dificuldades, mas a equipa espanhola ainda tinha Ivan Sosa que conseguiu chegar a Ayuso, Uijtedebroeks e Arensman. Pidcock acabou por quebrar. A cerca de 26km da meta, Del Toro fez uma grande subida a ritmo e fez a ponte para o grupo de Ayuso.
1km depois, Hindley largou O’Connor que foi alcançado pelo grupo de Ayuso. Poucos metros depois, Hindley também acabou por ser alcançado por Ayuso, Del Toro, Uijtedebroeks, O’Connor, Sosa e Arensman. A 24km da meta, Vingegaard foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. O dinamarquês tinha 52s de vantagem sobre o grupo perseguidor que era comandado por Del Toro. 2km depois, na descida, Sosa e O’Connor cometeram um erro a descer e perderam o contacto com o grupo perseguidor. A 14km da meta, O’Connor conseguiu reentrar no grupo perseguidor. Sosa foi alcançado por um terceiro grupo onde estava Tom Pidcock.
Jonas Vingegaard manteve o seu ritmo e conseguiu aumentar a vantagem sobre os perseguidores para conquistar assim a sua quinta vitória da temporada. No sprint pelo segundo posto, Juan Ayuso foi mais forte que Jai Hindley e ambos cruzaram a linha de meta a 1:12 sobre Vingegaard. Ben O’Connor, Thymen Arensman, Cian Uijtdebroeks e Isaac Del Toro cruzaram a linha de meta a 1:14. Tom Pidcock liderou um terceiro grupo e foi 8º a 2:52.
Nelson Oliveira (Movistar Team) passou o dia a proteger os seus líderes. O português foi 44º a 6:02.
Jonas Vingegaard é o novo líder da classificação geral e da classificação da montanha do Tirreno-Adriatico. Jonathan Milan (Bahrain Victorious) manteve a liderança da classificação por pontos e Juan Ayuso é o novo líder da juventude.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos