Olav Kooij bisa na etapa 5 do Paris-Nice!

O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a quinta etapa do Paris-Nice, uma ligação de 193.5km entre Saint-Sauveur-de-Montagut e Sisteron, batendo ao sprint o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) e o alemão Pascal Ackermann (Israel – Premier Tech).

Logo nos primeiros kms da etapa 5 do Paris-Nice, Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) acabou por abandonar a corrida. A 190km do fim, Pierre Latour (TotalEnergies) atacou e formou a fuga do dia. Poucos kms depois, Dries de Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Alexis Gougeard (Cofidis), Sandy Dujardin (TotalEnergies), Mathias Norsgaard (Movistar Team) e Mathijs Paasschens (Lotto Dstny) fizeram a ponte para o francês.

A 111km do fim, na primeira contagem do dia, Latour foi o primeiro a passar no alto. Os seis da frente tinham uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão. 27km depois, Victor Campenaerts e Pascal Eenkhoorn (Lotto Dstny) saltaram do pelotão e tentava juntar-se ao grupo da frente. A 78km do fim, o belga e o neerlandês conseguiram juntar-se à fuga do dia. 3km depois, Latour foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia.

A 67km do fim, David Gaudu (Groupama – FDJ) começou a trabalhar na frente do pelotão em prol de Laurence Pithie (Groupama – FDJ). Depois da queda sofrida e o tempo perdido, o francês focou-se em ajudar o seu colega de equipa na etapa de hoje. 2km depois, na terceira contagem do dia, Latour foi o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, Arvid de Kleijn (Tudor Pro Cycling Team) também abandonou a corrida.

A 53km do fim, Pello Bilbao (Bahrain Victorious) sofreu um problema mecânico, mas o espanhol rapidamente reentrou no pelotão. 6km depois, na quarta subida categorizada do dia, Latour foi o primeiro a passar no alto. A 36km da meta, Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL) também abandonou a corrida. A vantagem da fuga do dia sobre o pelotão era de apenas 1:00. 6km depois, Gouegard e Paasschens foram alcançados pelo pelotão.

A 23km da meta, Latour também acabou por ser alcançado pelo pelotão. 13km depois, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, Quentin Pacher (Groupama – FDJ) acelerou e mais ataques começaram a acontecer no pelotão. Um pequeno grupo onde estavam Brandon McNulty (UAE Team Emirates), Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. A cerca de 7km para a meta, o grupo de Evenepoel foi alcançado pelo pelotão que se começava a preparar para o sprint final.

Na entrada do último km, a Lidl – Trek apareceu muito bem e passou para o comando do pelotão. Nos metros finais, Pedersen lançou o sprint final com Ackermann na roda. O alemão rapidamente colocou-se ao lado do dinamarquês, mas vindo de trás, Kooij aproveitou muito bem o cone de ar de Ackermann e passou os dois para conquistar assim a quinta etapa do Paris-Nice. Pedersen foi mais forte que Ackermann para ser 2º. Laurence Pithie foi fechado e foi apenas 8º.

Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi 24º e João Almeida (UAE Team Emirates) 79º, ambos com o mesmo tempo do vencedor. Na geral, João segue em 4º a 29s e Rúben é 25º a 4:23.

Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) manteve a liderança da classificação geral e da juventude do Paris-Nice. Mads Pedersen é o novo líder da classificação por pontos. Mathieu Burgaudeau (TotalEnergies) manteve a liderança da classificação da montanha e a Ineos Grenadiers segue a melhor equipa.

Luke Plapp manteve a camisola amarela do Paris-Nice (Foto: Sprint Cycling Agency)
Luke Plapp manteve a camisola amarela do Paris-Nice (Foto: Sprint Cycling Agency)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Paris-Nice

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock