Phil Bauhaus quebra enguiço de mais de 1 ano na etapa 3 do Tirreno-Adriatico!
O alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) venceu a terceira etapa do Tirreno-Adriatico, uma ligação de 225km entre Volterra e Gualdo Tadino, batendo ao sprint o italiano Jonathan Milan (Lidl – Trek) e o francês Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels).
A terceira etapa do Tirreno-Adriatico começou com Samuele Zoccarato (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e Jan Stockli (Team Corratec – Vini Fantini) a formarem a fuga do dia. O pelotão impunha um ritmo baixo por causa da estrada escorregadia e os dois da frente conseguiram assim uma vantagem de quase 11:00.
Poucos kms depois, a Alpecin – Deceuninck e a Intermarché – Wanty assumiram a perseguição ao duo da frente e a vantagem começou a descer. A 84km do fim, no sprint intermédio do dia, Stockli foi buscar a bonificação máxima. Neilson Powless (EF Education – EasyPost) conseguiu ser mais forte que Juan Ayuso (UAE Team Emirates) para conquistar 1s de bonificação. Logo a seguir, Stockli acabou por tirar pé e esperar pelo pelotão.
Zoccarato ainda resistiu ao forte ritmo do pelotão durante alguns kms, mas acabou por ser alcançado a 22km do fim, já na contagem do dia, a Casacastalda, com 7km a 3.2%. Ethan Vernon (Israel – Premier Tech) teve de trocar de bicicleta, mas conseguiu reentrar no pelotão. 3km depois, a EF Education – EasyPost aumentou o ritmo do grupo com Richard Carapaz. O equatoriano acabou por ser o primeiro a passar no alto na única contagem do dia.
Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão e os sprinters tentavam estar bem colocado. Nos metros finais, Kévin Vauquelin tentou surpreender ao acelerar para assumir o comando antes da curva final. Uma queda aconteceu na última curva que partiu o pelotão. Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) e Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) acabaram por ficar envolvidos.
Após a curva final, Vauquelin e Bauhaus conseguiram um ligeiro espaço. O alemão lançou o sprint final e rapidamente passou o francês. Vindo de trás, Jonathan Milan fez um grande sprint, mas não conseguiu passar Bauhaus que regressou assim às vitórias no World Tour. Vauquelin ainda aguentou o forte sprint de Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) para ser terceiro.
Nelson Oliveira (Movistar Team) chegou seguro no pelotão e foi 63º.
Juan Ayuso (UAE Team Emirates) manteve a liderança da classificação geral e da juventude do Tirreno-Adriatico. Jonathan Milan é o novo líder da classificação por pontos e Richard Carapaz é o novo líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Tirreno-Adriatico