Alec Segaert estreia-se a vencer como profissional no GP Criquielion!

O belga Alec Segaert (Lotto Dstny) venceu o GP Criquielion, uma clássica de 200km entre Ath e Lessines, após se isolar nos últimos 500m da corrida! Segaert conseguiu aguentar o forte sprint do checo Pavel Bittner (Team dsm-firmenich PostNL), que foi segundo logo atrás de si no pelotão, batendo o belga Jenthe Biermans (Arkea-B&B Hotels) que completou o pódio. A vitória foi a primeira desde que Segaert se tornou profissional com a Lotto Dstny.

Fuga com qualidade, mas sem perigo para os favoritos

O GP Criquielion começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A 186km do fim, Simon Pellaud (Tudor Pro Cycling Team), Baptiste Vadic (TotalEnergies), Mikel Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team), Zeb Kyffin (Tdt – Unibet), Filippo Ridolfo (Team Novo Nordisk) e Pelle Mikkelsen (Team Coloquick) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. 5km depois, Ridolfo acabou por ceder e foi alcançado pelo pelotão. Os cinco da frente conseguiram uma vantagem superior a 3:00.

Com 59km para a meta, Vadic e Kyffin perderam o contacto com o grupo da frente. Poucos kms depois, Azparren largou Pellaud e Mikkelsen. A 40km da chegada, o espanhol tinha 30s de vantagem sobre o pelotão. A chuva, que marcava presença desde os primeiros kms, estava cada vez mais forte e o pelotão começava a perder unidades.

Múltiplos ataques até Segaert escapar a solo para a vitória

A 17km da meta, os ciclistas entraram na última passagem no Côte du Mont, uma pequena colina com 2,2km a 2,5%. Nos primeiros metros da subida, o pelotão alcançou Azparren. Logo a seguir, Stan van Tricht (Alpecin – Deceuninck) e Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team) atacaram e conseguiram uma vantagem de 35s sobre o pelotão. A 10km da meta, Luca Mozzato (Arkea – B&B Hotels), Niklas Markl (Team dsm-firmenich PostNL) e Timo Kielich (Alpecin – Deceuninck) saltaram do pelotão e tentavam fazer a ponte para o duo da frente.

3km depois, o pelotão alcançou os três perseguidores. A 5km da chegada, van Tricht e Christen também acabaram por ser alcançados. Com pouco mais de 2km pela frente, Axel Huens (Tdt – Unibet) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. A 2km da meta, Henri Uhlig (Alpecin – Deceuninck) atacou e conseguiu uma boa vantagem sobre o pelotão. 100 metros depois, Alec Segaert atacou e conseguiu fazer a ponte para o alemão. O belga não cooperava com Uhlig, que mantinha um ritmo alto.

A 500 metros da meta, Segaert atacou e Uhlig não teve resposta. O alemão acabou por ser alcançado pelo pelotão, que tentava fechar o espaço para disputar a vitória. Bittner foi quem lançou o sprint no pelotão e tentava chegar a Segaert. O jovem belga conseguiu aguentar o forte sprint do checo, para se estrear assim a vencer como profissional. Biermans aproveitou muito bem a roda de Bittner para ser terceiro. Milan Menten (Lotto Dstny) e Arne Marit (Intermarché – Wanty) não tiveram muita capacidade para o sprint final, e foram apenas quinto e sexto, respetivamente.

Pódio Final

Pódio do GP Criquielion com Pavel Bittner, Alec Segaert e Jenthe Biermans (Foto: Getty Images)
O Pódio do GP Criquielion com Pavel Bittner, Alec Segaert e Jenthe Biermans (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: PhotoNews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock