Laurenz Rex bate António Morgado no photofinish e vence GP Le Samyn!

O belga Laurens Rex (Intermarché – Wanty) venceu o GP Le Samyn, uma clássica de 202km entre Quaregnon e Dour, após um emocionante final em que bateu António Morgado (UAE Team Emirates) no photofinish! O português começou o seu sprint bastante atrasado e subiu posições até atirar a bicicleta ao lado do belga que já celebrava vitória. O pódio ficou completo com Jenthe Biermans (Arkea – B&B Hotels).

Fuga formada cedo para uma corrida sempre caótica

O GP Le Samyn começou com diversas tentativas de ataque. Miguel Fernandez (Burgos – BH), Martijn Budding (Tdt – Unibet), Enrico Dhaeye (Philippe Wagner – Bazin), Stijn Daemen (VolkerWessels Cycling Team) e Kévin Avoine (Van Rysel – Roubaix) foram os homens que formaram a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de 4:25 sobre o pelotão.

A 91km do fim, Daemen perdeu o contacto, mas acabou por conseguir reentrar no grupo da frente 1km depois. No pelotão, algumas equipas aceleraram e provocaram um corte. Laurence Pithie (Groupama – FDJ Conti) chegou a estar cortado, mas o neozelandês conseguiu reentrar no pelotão. A 83km do fim, Tim Marsman (Metec – Solorwatt p/b Mantel) e Jelle Johannink (Tdt – Unibet) atacaram e tentavam fazer a ponte para o grupo da frente.

Cerca de 20km depois, Marsman cedeu e foi alcançado pelo pelotão. A 59km do fim, Johannink fez a ponte para o grupo da frente. 2km depois, Ceriel Desal (Bingoal WB) e Timothy Dupont (Tarteletto – Isorex) saltaram do pelotão e tentavam juntar-se ao grupo da frente. A 54km do fim, os dois belgas juntaram-se à dianteira. Logo a seguir, Fernandez cedeu e acabou por ser alcançado pelo pelotão, que estava a cerca de 15s dos sete da frente.

A primeira investida de Morgado e nova fuga formada

António Morgado com Alvaro Hodeg no final do GP Le Samyn

A 52km do fim, António Morgado atacou, mas acabou por não conseguir sair do pelotão. Novos ataques sucederam, e o pelotão alcançou a fuga do dia 2km depois. Jonas Rickaert (Alpecin – Deceuninck) lançou o contra-ataque pouco depois e ganhou algum espaço. O belga receberia a companhia de Thomas Gachignard (TotalEnergies) e Pavel Bittner (Team dsm-firmenich PostNL) um pouco mais à frente. Os três rodavam adiantados, quando Arnaud de Lie (Lotto Dstny) furou e caiu. O grande favorito ficava assim fora de corrida a 30km do fim.

O pelotão rodava a um ritmo alto, e os fugitivos começaram a pagar o preço de procurarem a escapada. Rickaert foi o primeiro a ceder, a 26km do fim, enquanto Gachignard e Bittner permaneceram na frente. Os ataques no pelotão cada vez mais reduzido foram-se sucedendo e as quedas também. Titouan Fontaine (Groupama – FDJ) ficou à entrada de um setor de pavê a 21km do fim, e 6km depois o azar tocou a Michael Vink (UAE Team Emirates) e Madis Mikhels (Intermarché – Wanty), entre outros.

Final ao sprint e emoção até ao photofinish

A 12km da meta, Bittner furou e viu a aventura terminar. Gachignard, já sozinho, foi também alcançado. Jason Tesson (TotalEnergies) e Laurance Pithie (Groupama – FDJ) atacaram sucessivamente à entrada dos últimos 10km, mas não tiveram sucesso. Perante as várias acelerações, nenhum ciclista conseguiu escapar, e a corrida terminou mesmo ao sprint. Com um posicionamento muito recuado, Morgado começou a sprintar de longe e subiu posições até se colocar ao lado de Rex, que havia ganho a frente. Os dois terminaram lado a lado, mas o photofinish deu vitória ao belga, com o português em segundo. Biermans completou o pódio.

O pódio do GP Le Samyn com António Morgado, Laurenz Rex e Jenthe Biermans (Foto: Arkea - B&B Hotels)
O pódio do GP Le Samyn com António Morgado, Laurenz Rex e Jenthe Biermans (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock