Demolidor Jonas Vingegaard conquista O Gran Camiño! Rúben Guerreiro foi 8º na geral!
O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) venceu a última etapa d’O Gran Camiño, uma ligação de 132km entre Ponteareas e Alto de San Xiao – Monte Aloia, após protagonizar um grande ataque a 3km da meta. O francês Lenny Martinez (Groupama – FDJ) foi segundo a 16s e o britânico Hugh Carthy (EF Education – EasyPost) terceiro a 45s.
Inicialmente, a etapa era para ter um percurso de 158km Ponteareas e Alto de San Xiao – Monte Aloia, onde passavam duas vezes no Alto de San Xiao. Devido às condições climatéricas, a organização d’O Gran Camiño foi obrigada a retirar uma das passagens ao Alto de San Xiao, fazendo com que a etapa acabasse na primeira passagem na subida.
A última etapa d’O Gran Camiño começou com um ritmo alto. A cerca de 117km do fim, Neilson Powless (EF Education – EasyPost), Javier Romo (Movistar Team) e Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) atacaram e ficaram isolados na frnete da corrida. 2km depois, na primeira contagem do dia, Kelderman foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, Kelderman e Romo perderam o contacto com o grupo da frente e foram alcançados pelo pelotão.
A cerca de 105km do fim, Eric Fagundez (Burgos – BH), Asier Etxeberria (Euskaltel – Euskadi), Walter Calzoni (Q36.5 Pro Cycling Team), Joaquim Silva e Pedro Pinto (Efapel Cycling) e Rafael Reis (Sabgal – Anicolor Cycling Team) saíram do pelotão e conseguiram fazer a ponte para Powless. 7km depois, o americano foi buscar a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. O pelotão acabou por baixar o ritmo e os sete da frente conseguiram uma vantagem de 4:00.
A 36km do fim, a vantagem do grupo da frente sobre o pelotão ainda era superior a 3:00. 6km depois, os ciclistas entraram na segunda subida do dia, o Alto de San Cosme, com 5.5km a 6.2%. O grupo da frente acabou por partir e Calzoni, Fagundez e Joaquim Silva ficaram isolados. Calzoni foi o primeiro a passar no topo da contagem. O pelotão aumentou o ritmo e começou a perder unidades.
A 7km da meta, Joaquim Silva, Calzoni e Fagundez entraram no Alto de San Xiao – Monte Aloia, que tem pendente média de 8.1%, com uma vantagem de apenas 20s sobre o pelotão. Os três foram acabaram por ser alcançados pelo pelotão logo no início da subida. A cerca de 3.5km da meta, Lenny Martinez atacou, mas não conseguiu isolar-se. 500 metros depois, Jonas Vingegaard atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Martinez ainda seguiu o dinamarquês durante uns metros, mas acabou por ceder e recebeu a companhia de Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA).
Jonas Vingegaard manteve o seu ritmo e o dinamarquês venceu assim pela terceira vez nesta d’O Gran Camiño. Lenny Martinez largou Jefferson Cepeda. O jovem francês fez uma grande subida a ritmo e conseguiu ser 2º a 16s. Hugh Carthy também passou por Cepeda a ritmo e fechou o pódio a 45s. Nos metros finais, Egan Bernal (Ineos Grenadiers) foi mais forte que Cepeda para ser 4º a 48s. Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) não tinha uma subida ao seu estilo, mas ainda foi 6º a 57s.
Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi 11º a 1:11. Na geral, o português conseguiu ser 8º a 2:59 de Vingegaard. Frederico Figueiredo (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi o melhor ciclista das equipas portuguesas na etapa e na geral. Frederico foi 31º a 3:07, na etapa, e 33º a 13:13, na geral.
Jonas Vingegaard venceu pelo segundo ano consecutivo O Gran Camiño, batendo Lenny Martinez por 1:55 e Egan Bernal por 2:11. O dinamarquês também venceu a classificação da montanha e a classificação por pontos. Martinez foi o melhor jovem e a Team Visma | Lease a Bike a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos