Wout Van Aert estreia-se na Kuurne-Brussel-Kuurne com vitória convincente!
O belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) venceu a Kuurne-Brussel-Kuurne, uma clássica de 196,6km entre Kortrijk e Kuurne, batendo ao sprint o belga Tim Wellens (UAE Team Emirates) e o campeão espanhol Oier Lazkano (Movistar Team).
Início rápido com demora na formação da fuga
A Kuurne-Brussel-Kuurne começou com um ritmo elevado e nenhum ciclista estava a conseguir sair do pelotão. A cerca de 129km do fim, Luke Rowe (INEOS Grenadiers), Dries de Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Luca Mozzato (Arkea – B&B Hotels), Fran Miholjevic (Bahrain Victorious) e Jasper de Buyst (Lotto Dstny) saíram do pelotão e conseguiram uma pequena vantagem.
13km depois, Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) e Per Strand Hagenes (Team Visma | Lease a Bike) ficaram envolvidos numa queda, mas os dois conseguiram reentrar no pelotão. A 94km do fim, Jordi Meeus (BORA – hansgrohe) também sofreu uma queda, mas acabou por também conseguir reentrar no grupo. Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) bateu na roda de um colega de equipa e quase foi ao chão.
O ataque de van Aert que decidiu a corrida
Cerca de 1,5km depois, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. Dylan Van Baarle (Team Visma | Lease a Bike) impunha um ritmo elevado e o grupo começou a partir. Jasper Stuyven (Lidl – Trek) e Luke Lamperti (Soudal Quick-Step) foram alguns dos nomes que não ficaram no grupo principal. A 88km do fim, no Mont Saint Laurent, com 1,2km a 7,3%, Wout van Aert atacou e foi seguido por Laurence Pithie (Groupama – FDJ) e Oier Lazkano. Tim Wellens foi a seu ritmo e mesmo no topo chegou ao grupo da frente. 8km depois, os quatro tinham cerca de 30s de vantagem sobre o pelotão.
A 76km do fim, Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) e Matej Mohoric (Bahrain Victorious) atacaram e tentavam fazer a ponte para o quarteto da frente. 7km depois, no Côte de Trieu, com 1,2km a 7,1%, van Aert atacou e Pithie foi o único que não teve capacidade para seguir o belga. Lazkano também passou dificuldades, mas conseguiu manter-se na dianteira. A 55km do fim, Jorgenson e Mohoric alcançaram Pithie. A vantagem do trio da frente para os três perseguidores era já de 2:10.
Final ao sprint com vitória do mais forte
Wout Van Aert, Lazkano e Wellens seguiram juntos na frente da corrida com um ritmo alto. A 10km da meta, a vantagem do trio da frente era de 3:00 sobre os três perseguidores e de 3:30 sobre o pelotão. 6km depois, Wellens atacou e van Aert rapidamente se agarrou à sua roda. Lazkano passou dificuldades novamente, mas conseguiu reentrar na luta pela vitória. Pithie, Mohoric e Jorgenson acabaram por ser alcançados pelo pelotão.
Na entrada do km final, Lazkano atacou, mas van Aert e Wellens conseguiram seguir o seu ataque. Nos metros finais, o espanhol lançou o sprint. Van Aert estava claramente mais forte, e ultrapassou o espanhol para conquistar a vitória. O belga da UAE Team Emirates não teve capacidade para passar o seu compatriota, que venceu assim a Kuurne-Brussel-Kuurne. Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser quarto, a 1:23.
O português António Morgado (UAE Team Emirates) foi 48º a 1:39. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) não partiu, devido à queda e fratura do rádio no dia anterior.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos