Joshua Tarling vence contrarrelógio d’O Gran Camiño, mas tempo neutraliza geral!
O britânico Joshua Tarling (INEOS Grenadiers) venceu o contrarrelógio de abertura d’O Gran Camiño, um exercício individual de 14,8km na Corunha. Com um registo de 18:31, o jovem contrarrelogista bateu o irlandês Darren Rafferty (EF Education – EasyPost) por 42s e o espanhol Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) por 48s. A geral foi neutralizada devido às condições adversárias, mas Tarling envergará simbolicamente a camisola amarela.
Jornada foi neutralizada devido ao mau tempo
O mau tempo marcou a jornada de abertura d’O Gran Camiño. Perante a chuva e o vento que se fizeram sentir, a organização da corrida neutralizou a classificação geral, e restringiu os ciclistas ao uso da bicicleta “convencional”. Deste modo, procurou-se garantir a segurança de todo o pelotão perante condições bastante difíceis. Ainda assim, a etapa estaria em disputa, com atribuição simbólica de liderança e dos pontos UCI.
Vários foram os ciclistas que não rodaram a fundo, e que assim procuraram garantir que arrancariam a 100% nas próximas etapas. Cian Uijtdebroeks e Ben Tulett, dois dos homens fortes da Visma | Lease a Bike, foram dos primeiros em gestão. Os tempos da etapa foram sendo progressivamente superados, e o contrarrelógio acabou por ser emocionante de assistir. Joey Rosskopf (Q36.5 Pro Cycling Team) marcou o primeiro tempo de referência, em 20:03 e esteve algum tempo na liderança.
Luta pela vitória tornou-se emocionante até à chegada de Tarling
Neilson Powless (EF Education – EasyPost) e Ethan Hayter (INEOS Grenadiers) bateriam o americano, até Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) brilhar com um registo de 19:23. Vários foram os homens a aproximar-se, mas foi Mikel Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team) a conseguir bater Kelderman por 4s. Enquanto isso, vários líderes iam chegando com bons registos, aproveitando para se testarem para os dias seguintes.
No meio de todas essas chegadas, foram também os dois primeiros a terminar e a brilhar. Rafferty chegou em 19:03 para tomar a liderança, mas 18s depois chegava Tarling para o bater por 42s! O britânico aguentou até final para conquistar a vitória, enquanto duas surpresas se estabeleciam. Pablo Castrillo chegava com o terceiro tempo, em 19:09, e Will Barta (Movistar Team) com o quarto, em 19:16. Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) foi o último a sair, mas fez também gestão de esforço, terminando em 45º a 2:26 de Tarling.
Ninguém conseguiria bater a jovem estrela da INEOS, que garantia assim a vitória na etapa! Apesar de a geral estar neutralizada, Tarling lidera simbolicamente a corrida, devido à vitória no contrarrelógio.
Ruben Guerreiro (Movistar Team) conseguiu também surpreender e foi o melhor português, com o 20º tempo a 1:43. Entreas equipas portuguesas Rafael Reis (Sabgal / Anicolor Cycking Team) registou a melhor prestação, com o 26º registo a 1:53. Destaque também para Joaquim Silva (Efapel Cycling), 35º a 2:11, o dinamarquês Mathias Bregnhoj (Sabgal / Anicolor Cycking Team), 40º a 2:20, e ainda Tiago Antunes (Efapel Cycling), 43º a 2:26.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images