Ben O’Connor conquista o Jebel Jais! Jay Vine é o novo líder do UAE Tour!

O australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a terceira etapa do UAE Tour, uma ligação de 176.6km entre Al Marjan Island e Jebel Jais, após um grande ataque com o seu colega de equipa, o francês Valentin Paret-Peintre, a 1.2km da meta. O australiano Jay Vine (UAE Team Emirates) foi segundo e o belga Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) terceiro, ambos a 5s.

A terceira etapa do UAE Tour começou com Mark Stewart (Team Corratec – Vini Fantini) e Silvan Dillier (Alpecin – Deceuninck) a ficaram isolados na frente da corrida. Os dois conseguiram uma vantagem de cerca de 1:00 sobre o pelotão. A 152km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Stewart foi buscar a pontuação máxima.

A 96km do fim, echelons começaram a acontecer no pelotão. 2km depois, Stewart e Dillier foram alcançados pelo pelotão. A Bora – Hansgrohe, a Intermarché – Wanty e a Movistar Team tinham os seus líderes no segundo pelotão e puxavam para tentarem fechar o espaço. A diferença entre o primeiro e o segundo pelotão era de cerca de 30s. A 67km do fim, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. Logo a seguir, Jonas Rickaert (Alpecin – Deceuninck) e Mark Stewart atacaram e ficaram isolados na frente da corrida.

A 49km do fim, Stewart acelerou e isolou-se na frente da corrida. Rickaert tirou pé e foi alcançado pelo pelotão. 2km depois, Adam Yates (UAE Team Emirates) sofreu uma queda feia. O britânico conseguiu voltar à bicicleta e reentrou no pelotão. A 35km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Stewart foi alcançado pelo pelotão. 6km depois, Stewart foi alcançado pelo pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates.

Ivo Oliveira a comandar o pelotão na etapa 3 do UAE Tour (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)
Ivo Oliveira a comandar o pelotão na etapa 3 do UAE Tour (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)

A 26km da meta, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) comandava o pelotão. 5km depois, os ciclistas entraram na subida final, o Jebel Jais com uma pendente média de 5.6%. A 12km da meta, a Movistar Team tentou fazer o mesmo do ano passado ao ataque de longe com Einer Rubio, mas a equipa espanhola acabou por não ter sucesso. 2km depois, a UAE Team Emirates decidiu que Adam Yates abandoasse a corrida por precaução devido à queda feia que sofreu.

A 8km da meta, Mikkel Bjerg (UAE Team Emirates) impunha um ritmo alto no pelotão. 1km depois, a Ineos Grenadiers começou a trabalhar com a UAE na frente do grupo. A 6.1km da meta, Jan Hirt (Soudal Quick – Step) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão. 1km depois, o checo foi alcançado pelo pelotão que ainda era comandado por Bjerg. A 3.5km da meta, Nicolas Prodhomme (AG2R Citroen Team) aumentou o ritmo com o objetivo de partir ainda mais o grupo. Cerca de 1km depois, o francês abriu para o lado e Bjerg voltou para o comando do grupo.

Ataque de Valentin Paret-Peintre e Ben O'Connor na etapa 3 do UAE Tour (Foto: Getty Images)
Ataque de Valentin Paret-Peintre e Ben O’Connor na etapa 3 do UAE Tour (Foto: Getty Images)

A 1.2km da meta, Valentin Paret-Peintre e Ben O’Connor atacaram e conseguiram uma boa vantagem sobre o pelotão. 400 metros depois, Paret-Peintre abriu para o lado e O’Connor impôs o seu ritmo. A 700 metros da meta, Jay Vine atacou e tentava fazer a ponte para o seu compatriota. Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) tentou seguir o ataque de Vine, mas não conseguiu. Van Wilder a ritmo esteve perto de encostar na roda de Vine, mas ninguém estava a cooperar com o belga no pelotão.

Ben O’Connor manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua segunda vitória da temporada. Jay Vine também manteve o seu ritmo e foi segundo a 5s. Lennert Van Eetvelt foi o mais forte ao sprint do pelotão e conseguiu fechar o espaço de Vine para ser terceiro a 5s. Max Poole (Team DSM-Firmenich), Ilan Van Wilder, Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike), Pello Bilbao (Bahrain Victorious) e Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) também cruzaram a linha de meta a 5s.

Destaca-se a grande subida do jovem americano Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech) que foi 7º a 5s. Brandon McNulty (UAE Team Emirates) quebrou, nos metros finais, e foi 18º a 14s. Tobias Foss (Ineos Grenadiers) chegou com Jan Hirt a 20s.

Depois de um dia de grande trabalho na etapa 3 do UAE Tour, Ivo Oliveira foi 131º a 23:22.

Jay Vine é o novo líder da classificação geral do UAE Tour. O australiano tem 11s sobre Ben O’Connor, 13s sobre Brandon McNulty, 21s sobre Ilan Van Wilder, 22s sobre Pello Bilbao, 31s sobre Max Poole, 33s sobre Tobias Foss, 39s sobre Attila Valter e 43s sobre Lennert Van Eetvelt. Mark Stewart manteve a liderança da classificação dos sprints intermédios e é o novo líder da classificação por pontos. Ilan Van Wilder segue o melhor jovem e a UAE Team Emirates segue a melhor equipa.

Jay Vine é o novo camisola vermelha do UAE Tour (Foto: SEG Cycling)
Jay Vine é o novo camisola vermelha do UAE Tour (Foto: SEG Cycling)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock