Tim Merlier triunfa em final caótico e é o primeiro líder do UAE Tour!
O belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a primeira etapa do UAE Tour, uma ligação de 141km entre Madinat Zayed e Liwa, batendo ao sprint o neerlandês Arvid De Kleijn (Tudor Pro Cycling Team) e o italiano Jakub Mareczko (Team Corratec – Vini Fantini).
A primeira etapa do UAE Tour começou com um ritmo alto e nenhum ciclista tentou sair do pelotão. A 116km do fim, Mark Stewart (Team Corratec – Vini Fantini) atacou e formou a fuga do dia. 2km depois, Marco Murgano (Team Corratec – Vini Fantini) saiu do pelotão e fez a ponte para o seu colega de equipa. Os dois Corratec conseguiram uma vantagem de 3:20 sobre o pelotão.
A 88km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Stewart foi buscar a bonificação máxima. Loe Van Belle (Team Visma | Lease a Bike) conquistou 1s de bonificação. 38km depois, o pelotão controlava a vantagem do duo da frente que já era de 1:40. A 24km do fim, Stewart foi buscar a bonificação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Pello Bilbao (Bahrain Victorious) conseguiu ir buscar 1s de bonificação. Logo a seguir, Murgano deixou de ter capacidade para seguir Stewart.
A 22km da meta, Murgano foi alcançado pelo pelotão. 2km depois, Stewart também foi alcançado pelo pelotão que impunha um ritmo baixo e começava a preparar-se para uma chegada ao sprint. Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão e os comboios dos sprinters tentavam estar na melhor posição possível.Nos metros finais, algumas equipas estavam no comando do grupo e nenhum dos sprinters estava na roda do seu lançador.
A 250 metros da meta, Sebastian Molano (UAE Team Emirates) tentou surpreender e lançou o sprint de longe com Fernando Gaviria (Movistar Team) na sua roda. O colombiano da Movistar rapidamente passou o seu compatriota da UAE. Tim Merlier aproveitou muito bem o cone de ar dos dois colombianos e, nos últimos metros, quando os dois ficaram sem pernas, o belga aproveitou e conquistou assim a sua terceira vitória da temporada. De Kleijn e Mareczko aproveitaram muito bem a roda de Merlier e foram 2º e 3º, respetivamente.
Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL) foi apenas 4º e Sam Welsford (Bora – Hansgrohe) 5º. Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) e Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) ficaram muito cedo sozinhos e depois não tiveram espaço para sprintar e foram 11º e 13º, respetivamente. Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) estava muito mal colocado e só foi 21º.
Ainda houve uma grande queda a 300 metros da meta que partiu o pelotão. Tobias Foss e Elia Viviani (Ineos Grenadiers), Eddie Dunbar (Team Jayco-AlUla), Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike) e Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) foram os principais nomes envolvidos na queda. Todos estes ciclistas conseguiram cortar a linha de meta.
O campeão nacional Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) também ficou na queda. O português conseguiu cruzar a linha de meta, mas ficou com algumas marcas da queda. Ivo foi 108º, na etapa, com o mesmo tempo do vencedor.
Tim Merlier é o primeiro líder do UAE Tour. O belga também lidera a classificação por pontos. Loe Van Belle é o melhor jovem e Mark Stewart é o primeiro líder da classificação dos sprints intermédios. A Team Corratec – Vini Fantini é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency