Lenny Martinez conquista primeira Classic Var em final dramático!
O francês Lenny Martinez (Groupama – FDJ) venceu a 1ª edição da Classic Var, uma clássica de 183,4km entre Saint-Raphael e Mont Faron, após passar mesmo em cima do risco de meta o norueguês Tobias Johannessen (Uno-X Pro Cycling Team), que festejou cedo demais. O francês Romain Bardet (Team dsm-firmenich PostNL) fechou o pódio.
Fuga controlada na primeira edição da Classic Var
A Classic Var começou com Morne van Niekerk (St Michel – Mavic – Auber 93), Valentin Tabellion (Van Rysel-Roubaix), Victor Vaneeckhoute (Lotto Dstny DT), Mael Guegan (Cic U Nantes Atlantique), Noah Knecht (Nice Métropole Côte d’Azur) e Alessandro Iacchi (Team Corratec – Vini Fantini) a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão. A 92km do fim, Kévin Vauquelin (Arkea – B&B Hotels) ficou envolvido numa queda que o obrigou a abandonar a corrida.
A 62km do fim, Knecht perdeu o contacto com a dianteira. A Groupama – FDJ comandava o pelotão, que estava a 2:00 do grupo da frente. 35km depois, Van Niekerk acelerou e isolou-se na frente da corrida. 13km depois, no Col du Corps de Garde, com 8,2km a 2,9%, o sul-africano foi alcançado pelo pelotão, que já estava partido devido ao forte ritmo da Decathlon AG2R La Mondiale.
A subida ao Mont Faron
A 5,6km da meta, o pelotão entrou na subida final, o Mont Faron que tem como pendente média 8,5%. Logo no início da subida, Guillaume Martin (Cofidis) sofreu um problema mecânico, que o tirou da luta pela prova francesa. A 5,2km da meta, Romain Grégoire (Groupama – FDJ) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale) rapidamente fechou o espaço com Tobias Johannessen e Simon Dalby (Uno-X Mobility), Mikel Woods (Israel – Premier Tech), Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale), David Gaudu e Lenny Martinez (Groupama – FDJ), Romain Bardet e Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich PostNL).
Grégoire, mesmo sendo alcançado, continuou com um forte ritmo na frente da corrida em prol de Lenny Martinez e David Gaudu. A 3km da meta, o francês abriu para o lado e Vermaerke manteve um ritmo alto. 300 metros depois, Gaudu atacou pela primeira vez, mas não conseguiu ganhar nenhuma vantagem. A 2,5km da meta, o francês voltou a atacar e Grégoire e Dalby acabaram por ceder. 500 metros depois, Woods acelerou e Vermaerke e Tronchon deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo da dianteira.
A 1,4km da meta, Gaudu voltou a tentar, mas novamente não ganhou nenhum espaço importante. 200 metros depois, Paret-Peintre tentou a sua sorte, mas acabou por não ter sucesso. A 1km da meta, Woods atacou e também não conseguiu destacar-se do grupo. Cerca de 500 metros depois, Gaudu atacou uma última vez e Johannessen rapidamente fechou o espaço.
Final dramático
A 300 metros da meta, Bardet atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre Johannessen e Martinez. Gaudu ainda bloqueou, sem querer, Woods, que teve de travar. O canadiano acabou por chegar a Martinez, que havia perdido a roda de Johannessen. O norueguês chegou a Bardet e, na última curva, atacou e largou o francês. Johannessen viu que Bardet já não tinha capacidade para sprintar e começou a festejar ainda antes de cruzar a linha de meta. Vindo de trás, Martinez ainda tinha capacidade para sprintar. O jovem francês passou Bardet e, em cima do risco de meta, lançou a bicicleta e passou Johannessen, para entrar assim a vencer em 2024.
Woods foi quarto, a 1s. O canadiano podia muito bem ter lutado pela vitória, se não tivesse sido bloqueado por Gaudu. Paret-Peintre fechou o top5 a 10s. Gaudu foi 6º a 17s. O francês quebrou na parte final devido aos vários ataques que fez durante a subida. Tronchon confirmou o seu grande momento de forma e a sua evolução, ao ser 7º a 28s. Dalby também confirmou o bom pontencial que tem ao ser 9º a 28s.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos