Amaury Capiot regressa às vitórias na etapa 4 do Tour of Oman! Finn Fisher-Black volta à liderança!
O belga Amaury Capiot (Arkea – B&B Hotels) venceu a quarta etapa do Tour of Oman, uma ligação de 104km entre Fanja e Yitti Hills, batendo ao sprint o neerlandês Ide Schelling (Astana Qazaqstan Team) e o italiano Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla). Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) bonificou num sprint intermédio e voltou à liderança da classificação geral.
Etapa novamente encurtada devido às condições climatéricas
A organização do Tour of Oman decidiu modificar o percurso da etapa 4 devido às condições climatéricas. Já depois do encurtar da etapa 3, também a quarta jornada sofreu modificações para preservar a segurança do pelotão. Em vez dos 207,5km estimados, o dia contou apenas com 104km.
A quarta etapa começou com diversas tentativas de ataque. Matteo Malucelli (JCL Team UKYO), Rasmus Wallin (Uno-X Mobility) e Black Quick (Team Jayco – AlUla) formaram a fuga do dia. Os três conseguiram uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão. A 65km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Quick foi buscar a pontuação máxima. 13km depois, na primeira passagem na Climb of Al Jabal Road, com 3,3km a 9,8%, o pelotão acelerou e esteve perto de alcançar os fugitivos do dia. Após a subida, o pelotão baixou o ritmo e os três da frente voltaram a ter uma vantagem de 1:00.
Movimentações táticas nas subidas finais
A cerca de 12km para o fim, os ciclistas entraram na penúltima subida do dia, a Climb of Al Jissah, com 2,5km a 6,9%. A UAE Team Emirates impôs um ritmo elevado e a fuga foi rapidamente alcançada. O pelotão acabou por perder bastantes unidades, mas alguns ciclistas com um forte ponta final ainda se mantinham no grupo. 3km depois, num sprint bonificado, Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) foi o mais forte e foi buscar 3s de bonificação. Diego Ulissi (UAE Team Emirates) conquistou 2s de bonificação e Anthon Charmig (Astana Qazaqstan Team) 1s.
A 6km da meta, Emanuel Buchmann (BORA – hansgrohe) atacou, mas Adam Yates (UAE Team Emirates) não deixou o campeão alemão ganhar um espaço importante. O pelotão entrou pouco depois na última subida do dia, a Climb of Yitti Hills, com 1,6km a 6,8%. A cerca de 1km para a meta, Nathan Earle (JCL Team UKYO) atacou e conseguiu uma boa vantagem sobre o pelotão.
Sprint num reduzido pelotão
A Lotto Dstny assumiu a perseguição e Jenno Berckmoes (Lotto Dstny) lançou o sprint final. A 100 metros da meta, o belga alcançou Earle, mas ficou sem pernas e foi rapidamente passado por, Schelling que tinha Capiot na sua roda. Nos últimos metros, o belga saiu da roda do neerlandês e conseguiu batê-lo mesmo em cima do risco de meta para conquistar assim a sua primeira vitória da temporada. De Pretto foi mais forte que Jesus Herrada (Cofidis) e Lorenzo Rota (Intermarché – Wanty) para ser terceiro. Bryan Coquard (Cofidis) e Luke Lamperti (Soudal Quick-Step) chegaram no pelotão, mas foram apenas 25º e 28º, respetivamente.
Com os 3s de bonificação, Finn Fisher-Black regressou à liderança da classificação geral e da juventude. Luke Lamperti segue líder da classificação por pontos e Oscar Pelegrí (Burgos – BH) manteve a liderança nos sprints intermédios. A UAE Team Emirates segue a melhor equipa deste Tour of Oman.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: A.S.O./Oman Cycling Association/Pauline Ballet