Oier Lazkano conquista em fuga a Jaén Paraiso Interior após exibição demolidora!
O campeão espanhol Oier Lazkano (Movistar Team) venceu a Jaén Paraiso Interior, uma clássica de 158,3km entre Baeza e Ubeda, após isolar-se na frente da corrida a 13km da meta. O francês Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale) foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser segundo, a 28s. Jan Tratnik (Team Visma | Lease a Bike) fechou o pódio.
50km de luta pela fuga do dia
A Jaén Paraiso Interior começou com Valentin Retailleau e Paul Lapeira (Decathlon AG2R La Mondiale), Joey Rosskopf (Q36.5 Pro Cycling Team), Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma), Sébastien Grignard (Lotto Dstny) e Sinuhé Fernandez (Burgos – BH) a saltarem do pelotão e a ficarem isolados na frente da corrida. Com 30km percorridos, os seis acabaram por ser alcançados pelo pelotão.
Logo a seguir, Marc Soler (UAE Team Emirates), Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike), Salvatore Puccio (Ineos Grenadiers), Retailleau e Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale) Iván Romeo (Movistar Team), Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA), Cameron Rogers (Lidl – Trek Future Racing) e Cedric Beullens (Lotto Dstny) tentaram um novo ataque. Ao km 40, porém, este grupo acabou por ser alcançado.
4km depois, Igor Arrieta, Alessandro Covi e Tim Wellens (UAE Team Emirates), Per Strand Hagenes e Tratnik (Team Visma | Lease a Bike), Ben Turner (Ineos Grenadiers), Jordan Labrosse e Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale), Gonzalo Serrano e Lazkano (Movistar Team), Eric Fagundez (Burgos – BH), Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA), Gianluca Brambilla e Filippo Conca (Q36.5 Pro Cycling Team) e Alex Molenaar (Illes Balears Arabay Cycling) conseguiram escapar e formar uma nova fuga.
A 109km do fim, Molenaar, Lazkano, Arrieta, Cepeda e Prodhomme atacaram e ganharam vantagem sobre o grupo em que seguiam. 12km depois, Turner e Brambilla perderam o contacto com o grupo perseguidor e foram alcançados pelo pelotão. Logo a seguir, o restante grupo perseguidor também acabou por ser alcançado. A 67km do fim, Molenaar deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente, que tinha uma vantagem superior a 4:00 sobre o pelotão.

Muita margem para a fuga e um favorito azarado
A 56km do fim, Lazkano acelerou e Cepeda acabou por ceder. Arrieta passou algumas dificuldades, mas conseguiu manter-se no grupo da frente. 3km depois, Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) teve um furo na primeira zona de gravilha. Per Strand Hagenes parou e deu-lhe uma das suas rodas, mas o belga já tinha perdido muito tempo devido a várias acelerações no pelotão. A 41km do fim, Lazkano voltou a acelerar na frente da corrida e Arrieta acabou por ceder.
A 33km da meta, Cepeda foi alcançado pelo pelotão. Cerca de 6km depois, Sepp Kuss, Jan Tratnik, Tim Wellens, Michal Kwiatkowski (Ineos Grenadiers) e Bastien Tronchon atacaram e colocaram-se em posição intermédia. Arrieta foi alcançado pelo grupo de Kuss 10km depois, mas ajudou ao trabalho em função de Wellens. Carlos Canal (Movistar Team) conseguiu fazer a ponte para o grupo do americano. Na frente da corrida, Lazkano atacou, mas Prodhomme conseguiu ficar com o espanhol. 3km depois, um grupo onde estava Juan Ayuso (UAE Team Emirates) alcançou o grupo de Kuss.

Tática perfeita e vitória estrondosa de Lazkano
A 13km da meta, Lazkano fez um bluff de dificuldade, e Prodhomme atacou. O espanhol respirou, contra-atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. No pelotão, Tratnik atacou e foi seguido por Kuss, Wellens e Tronchon. Logo a seguir, Kuss atacou, mas não conseguiu isolar-se. Kwiatkowski ainda tentou seguir os quatro, mas acabou por sofrer um furo. A 10km da meta, Lazkano tinha cerca de 15s de vantagem sobre Prodhomme e 40s sobre Kuss, Tratnik, Wellens e Tronchon.
A 2km da meta, Prodhomme foi alcançado pelo grupo perseguidor. Lazkano manteve o seu ritmo e o Campeão Espanhol conquistou assim a sua primeira vitória da temporada. Nos metros finais, Kuss e Prodhomme perderam o contacto com o grupo perseguidor. Wellens comandava o grupo com Tratnik e Tronchon na roda e os três marcavam-se para o sprint final. Tratnik lançou o sprint, mas foi rapidamente ultrapassado por Tronchon, que não deu hipótese e foi segundo. Wellens já não tinha muitas pernas e não conseguiu passar Tratnik que foi terceiro.
Pódio Final

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images