Tomas Contte conquista Prova de Abertura – Região de Aveiro!

Tomas Contte (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho) venceu a Prova de Abertura – Região de Aveiro, clássica de abertura da época em Portugal com 166,6km entre Oliviera do Bairro e Sever de Vouga! O argentino foi o mais forte de uma fuga numerosa que vingou, batendo ao sprint Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense) foi e Tiago Leal (Rádio Popular – Paredes – Boavista).

60km percorridos até se encontrar a fuga

A Prova de Abertura trouxe uma jornada distinta, com um percurso sempre plano até ao final numa subida com 3,7km a 5,9% de pendente média. A corrida começou com várias tentativas de fuga, que o pelotão acabou por anular dados os interesses gerais das equipas. Ao km 43 escaparam os primeiros ciclistas que viriam a integrar a fuga do dia. Tomas Contte, Martin Rey (Aluminios Cortizo), Miquel Valls (CC Loulé / Matdiver / Anastácio Mendes & Mendes) e Theodor Obholzer (Óbidos Cycling Team) conseguiu 40s de vantagem em pouco mais de 3km.

O pelotão mostrava-se inconformado, e novos ataques sucederam. Aleksandr Grigorev (Efapel Cycling), Rúben Simão (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense), Rodrigo Caixas (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor Cycling Team) e João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) colocaram-se em posição intermédia, e ao km 49 estavam também na frente

Grigoriev acabou por ser vítima de um furo e deixou assim o grupo. A Efapel assumiu a perseguição para cumprir com o plano, e depois de aproximar o pelotão deu-se uma nova ronda de ataques. Ao km 61, a situação de corrida contava 19 elementos em fuga e o pelotão a 40s.

Aos oito que já estavam na frente juntaram-se Pedro Pinto e António Ferreira (Efapel Cycling), Afonso Eulálio (ABTF Betão – Feirense), Carlos Oyarzún (Aviludo – Louletano – Loulé Concelho), Gonçalo Leaça (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), Duarte Mixão (Kelly – Simoldes – UDO), Tiago Leal e Hélder Gonçalves (Rádio Popular – Paredes – Boavista), José Sousa (Sabgal / Anicolor Cycling Team), Gonçalo Carvalho (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua), e Hugo Delacalle (Aluminios Cortizo).

Fuga vingou e discutiu a vitória ao sprint

Os 19 escapados começaram cedo a construir a sua vantagem, mas rapidamente perderam o primeiro elemento. Um furo atirou por terra as aspirações de Rodrigo Caixas, que regressava ao pelotão. O pelotão não quis perseguir, já que todas as equipas continentais tinham homens escapados. Perante a situação, a diferença cresceu para os 8min, com 60km pela frente.

A 50km do fim, Miquel Valls protagonizou um ataque, ganhando rapidamente 20s sobre o grupo escapado. O espanhol chegou a dispor de 45s de vantagem, mas seria alcançado, já a 18km da meta. O grupo rodou compacto até à subida final, onde a corrida se começou a decidir. A subida fez-se a um ritmo rápido e o grupo começou a perder algumas unidades. Ainda assim, uma dúzia de ciclistas acabou a discutir a vitória, com Contte a dominar a chegada ao sprint! O argentinco conquistou a primeira vitória do ano, à frente de Eulálio e Leal, segundo e terceiro.

O pelotão chegaria a 3:46, com os ciclistas bastante fracionados entre si. Luís Gomes (Kelly – Simoldes – UDO) acabou por ser o primeiro, já em 16º, a 3:46.

O Pódio Final

O Pódio final da Prova de Abertura com Afonso Eulálio, Tomas Contte e Tiago Leal
O Pódio final da Prova de Abertura com Afonso Eulálio, Tomas Contte e Tiago Leal

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock