Brandon McNulty sobe à liderança da Volta a la Comunitat Valenciana após etapa 4 encurtada!

Brandon McNulty (UAE Team Emirates) venceu a etapa 4 da Volta a la Comunitat Valenciana, após atacar a 2.2km do fim! O americano ganhou cerca de 10s sobre os dois oponentes diretos, e manteve a diferença até final. Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) foi segundo, levando a melhor sobre Aleksandr Vlasov (BORA – hansgrohe), ambos a 12s do vencedor. O triunfo permitiu a McNulty subir à liderança da classificação geral!

Etapa encurtada e fuga em busca da montanha

A etapa 4 da Volta a la Comunitat Valenciana prometia um dia de grande espetáculo na luta pela geral. A jornada ligaria Teulada a La Vall d’Ebo, num total de 175km, mas foi forçosamente encurtada. Um elemento do staff da Illes Baleares – Arabay Cycling sofreu uma paragem cardíaca e acabou por falecer. Perante a situação, e para honrar a memória do falecido senhor, a organização antecipou a chegada em 15km para o Alto del Miserat.

A primeira hora de corrida revelou-se extremamente rápida, e nenhuma tentativa de fuga conseguia vingar. Apenas com 42km percorridos surgiu a fuga do dia, num grupo com oito ciclistas. Manuele Tarozzi (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Pelayo Sánchez (Movistar Team), Sam Oomen (Lidl – Trek), Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi), Jokin Murguialday (Caja Rural – Seguros RGA), James Whelan (Q36.5 Pro Cycling Team) e Alex Molenaar (Illes Balears Arabay Cycling) foram os aguerridos que tentaram desafiar o pelotão.

O dia contava com cinco contagens de montanha e o grupo havia escapado na primeira, a segunda categoria de Benimantell. Tercero rapidamente descolou do grupo, e era Bizkarra o primeiro no topo. O ciclista da equipa basca foi somando pontos em todas as contagens intermédias, vencendo a segunda categoria de Confrides, e as terceiras do Alto de la Cabaña e de Tollos. Desta forma, Bizkarra assumiu a liderança provisória da classificação da montanha.

A diferença entre o pelotão e os fugitivos nunca foi superior aos 3min. Com o anúncio do encurtar da etapa em 15km, o ritmo aumentou e o grupo foi alcançado a 5.6km do fim, mesmo à entrada da subida para o Alto del Miserat. Antes disso, Molenaar havia vencido o único sprint intermédio do dia.

McNulty imperial no Alto del Miserat

O pelotão chegou ao Alto del Miserat num ritmo elevadíssimo. A Movistar e a BORA – hansgrohe já tinham esticado o pelotão, e colocaram um ritmo explosivo que dinamitou o pelotão. Foi a equipa alemã a permanecer na frente após as primeiras curvas, com Giovanni Aleotti e Jai Hindley a prepararem terreno para Aleksandr Vlasov. Apenas sete ciclistas foram capazes de acompanhar o ritmo de Hindley, até que Vlasov acelerou e apenas McNulty e Buitrago conseguiram acompanhar. O líder da geral, Alessandro Tonelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizané) estava já descolado.

Os três homens na frente rapidamente se começaram a olhar, permitindo que mais elementos regressassem. McNulty percebeu o perigo e lançou um novo ataque, acompanhado de Vlasov, Buitrafo, mas também de Welay Berhe (Team Jayco – AlUla). A corrida começou a tornar-se explosiva, e após ataque de Buitrago, Berhe ficava definitivamente para trás. McNulty atacaria mais duas vezes, conseguindo escapar na última, a 2.8km do fim.

O estadunidense isolava-se na frente da corrida, e a perseguição não teve a força suficiente para o alcançar. Buitrago e Vlasov hesitaram, mas viram-se obrigados a colaborar para tentar alcançar McNulty. O cenário não mudaria até final, e o americando prevaleceria, conquistando a sua primeira vitória do ano. Buitrago e Vlasov acabaram a lutar pelo segundo posto num sprint em alto, com o colombiano a levar a melhor, 12s depois.

As contas da geral

O líder da geral, Alessandro Tonelli deu o tudo por tudo para se aguentar de amarelo, mas não foi capaz. O italiano cruzou a linha de meta em 22º, a 1:41, e viu a camisola amarela escapar-lhe para McNulty. Com a vitória o ciclista da UAE Team Emirates é agora o líder da Volta a la Comunitat Valenciana, com 14s sobre Buitrago, o melhor jovem. Bizkarra é o novo líder da montanha e Jonathan Milan (Lidl – Trek) mantém o comando por pontos. A Bahrain Victorious é agora a melhor equipa.

A cerimónia de pódio terá lugar apenas amanhã, após o triste acontecimento da tarde de hoje.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: SprintCyclingAgency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock