Final emocionante dá a Samuel Leroux 1ª vitória profissional na etapa 4 da Étoile de Bessèges!

O francês Samuel Leroux (Van Rysel – Roubaix) venceu a quarta etapa da Étoile de Bessèges, uma ligação de 158,5km com partida e chegada em Méjannes le Clap, batendo ao sprint os seus companheiros de fuga, o suíço Stefan Bissegger (EF Education – EasyPost) e o belga Dries De Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale Team).

Várias tentativas de fuga com um pelotão alerta

A quarta etapa da Étoile de Bessèges começou com Ben Healy (EF Education – EasyPost), Sander De Pestel (Decathlon AG2R La Mondiale Team), Sébastien Grignard (Lotto Dstny) e Lucas Eriksson (Tudor Pro Cycling Team) ao ataque. O quarteto conseguiu uma vantagem de 25s. Ao km 28,5, o grupo da frente foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, na primeira contagem de montanha, Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale Team) foi o primeiro a passar no topo.

A 113km do fim, Samuel Leroux, Stefan Bissegger, Dries de Bondt, Jonas Iversby Hvideberg (Uno-X Mobility) e Léo Danès (CIC U Nantes Atlantique) atacaram e formaram a fuga do dia. 16km depois, na segunda contagem do dia, De Bondt foi o primeiro a passar no alto. O quinteto da frente tinha uma vantagem de 2:25 sobre o pelotão, que era comandado pela Lidl – Trek.

A 50km do fim, a Alpecin – Deceuninck e a Groupama – FDJ juntaram-se à Lidl – Trek na frente do pelotão. As três equipas tentavam reduzir a vantagem da fuga do dia, que continuava superior a 2:00. 14km depois, na terceira contagem do dia, Leroux foi buscar a pontuação máxima. A 10km da meta, o grupo da frente estava a resistir muito bem ao ritmo do pelotão e tinham uma vantagem de 1:20. O pelotão tinha de acelerar para alcançar a fuga e tentar disputar a etapa na subida final, em Méjannes le Clap, com 4,4km a 4,6%.

Leroux “à João Almeida” em Méjannes le Clap

Na entrada da subida final, a vantagem do grupo da frente era de 1:07 sobre o pelotão. A 3km da meta, Hvideberg acelerou, mas não conseguiu isolar-se. Leroux não foi ao choque e colocou o seu ritmo. Poucos metros depois, Hvideberg voltou a atacar e isolou-se na frente da corrida. Bissegger tentou fazer a ponte para o norueguês, mas acabou por não conseguir. De Bondt passou o suíço e conseguiu juntar-se a Hvideberg na frente da corrida. Danes ficou a pé, e foi passado por Leroux que continuava a ritmo.

A 2km da meta, Leroux fez a ponte para Bissegger. Os dois estavam a cerca de 5s de Hvideberg e De Bondt. O pelotão impunha um ritmo elevado, mas ainda estava a 30s da frente da corrida. A 1,5km da meta, Ben Healy (EF Education – EasyPost) aumentou o ritmo do pelotão para tentar levar Bettiol à vitória. O pelotão estava a conseguir diminuir a vantagem, mas já não era o suficiente.

No início do km final, Hvideberg e De Bondt começaram a marcar-se, e permitiram que Bissegger e Leroux reentrassem na luta pela corrida. Quando estes estavam a reentrar, De Bondt atacou, mas Hvideberg deu tudo para fechar o espaço e atacou. Bissegger fechou um ligeiro espaço para o norueguês e lançou o sprint final. O suíço foi rapidamente ultrapassado por Leroux, que aguentou o seu sprint até ao risco de meta, para conquistar assim a sua primeira vitória como profissional. De Bondt ainda tinha algo para dar e passou Hvideberg, mas não conseguiu passar Bissegger em cima do risco de meta.

Desalento para o reduzido pelotão

Magnus Cort (Uno-X Mobility) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser quinto, a 2s. Os principais favoritos a fecharem no pódio da geral, Mads Pedersen (Lidl – Trek), Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck), Kévin Vauquelin (Team Arkéa-Samsic), Kevin Geniets (Groupama – FDJ), Brent Van Moer (Lotto Dstny), Alberto Bettiol e Ben Healy também chegaram no grupo maior.

Mads Pedersen segue líder da Étoile de Bessèges, om 6s de vantagem sobre o melhor jovem, Axel Laurance. O dinamarquês também segue líder da classificação por pontos. Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) manteve a liderança da montanha e a Decathlon AG2R La Mondiale Team é a melhor equipa.

Mads Pedersen segue o Camisola Laranja da Étoile de Bessèges (Foto: Getty Images)
Mads Pedersen segue o Camisola Laranja da Étoile de Bessèges (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock