Simon Yates conquista AlUla Tour com vitória na etapa rainha!
O britânico Simon Yates (Team Jayco – AlUla) venceu a última do AlUla Tour, uma ligação de 150.5km entre AlUla e Harrat Uwayrid, batendo ao sprint o belga William Lecerf (Soudal Quick-Step) e o neozelandês Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates). Com a vitória na etapa, Yates conquistou também a classificação geral!
Uma fuga com muitas unidades, mas sem grande resistência
A última etapa do AlUla Tour começou com diversas tentativas de ataque. Henrik Pedersen (Uno-X Mobility), Filippo Conca (Q36.5 Pro Cycling Team), Sebastian Kolze (Tudor Pro Cycling Team), Tegsh-Bayar Batsaikhan e Polychronis Tzortzakis (Rooijai Insurance) e Yuma Koishi e Matteo Malucelli (JCL Team UKYO) formaram a fuga do dia. O grupo da frente conseguiu uma vantagem de cerca de 1:30 sobre o pelotão.
A 93km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Batsaikhan foi buscar a pontuação máxima. Poucos kms depois, Pedersen, Kolze, Conca e Malucelli ficaram isolados na frente da corrida. A 70km do fim, a fuga do dia acabou por ser alcançada pelo pelotão. 17km depois, Tzortzakis atacou novamente e conseguiu uma ligeira vantagem sobre o pelotão, mas acabou também alcançado a 43km do fim. Logo a seguir, Atsushi Ota (JCL Team UKYO) foi buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio.
A 42km do fim, Iker Bonillo (Euskaltel – Euskadi) atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão, mas resistiu apenas durante 12km. A 26km do fim, Finn Fisher-Black sofreu um furo, mas rapidamente reentrou no pelotão. Logo a seguir, deu-se uma queda, que deixou Lorenzo Milesi (Movistar Team) bastante maltratado, obrigando-o a abandonar a corrida.
Uma parede para decidir a classificação geral
A cerca de 11km para a meta, o pelotão entrou na única subida do dia e da prova, com 2,8km a 12,5%. A Team Jayco – AlUla subiu no grupo e impôs um ritmo alto que fez o pelotão começar a partir. A 10km da meta, Simon Yates acelerou e partiu ainda mais o pelotão. Davide Formolo (Movistar Team), Finn Fisher-Black e Rafal Majka (UAE Team Emirates), William Lecerf, Matteo Sobrero (BORA – hansgrohe) e Anders Johannessen (Uno-X Mobility) foram os únicos que conseguiram seguir o britânico.
A 9.5km da meta, Lecerf protagonizou um grande ataque e conseguiu uma vantagem de cerca de 10s sobre os perseguidores. 500 metros depois, Yates aumentou o ritmo e começou a diminuir a vantagem de Lecerf. Fisher-Black acabou por atacar, e fez a ponte para o belga, que cerrou o dente para seguir a roda do neozelandês. Sobrero, Formolo e Johannessen ficaram a pé, enquanto Majka e Yates seguiram a ritmo e tentavam chegar aos dois da frente. No topo da subida, Fisher-Black foi buscar 3s de bonificação, Lecerf 2s e Yates 1s. Logo a seguir, Majka e Yates juntaram-se aos dois da frente.
Os quatro começaram a colaborar, mas um forte grupo formou-se na perseguição. Formolo, Johannessen e Sobrero receberam a companhia de Pierre Latour (TotalEnergies) e Gianluca Brambilla (Q36.5 Pro Cycling Team). A 6km da meta, o quarteto da frente tinha cerca de 20s de vantagem sobre os cinco perseguidores. O grupo perseguidor estava a conseguir reduzir aos poucos a vantagem, mas não o suficiente para reentrarem na luta pela etapa e a geral.
UAE em vantagem, mas os planos saíram ao lado
No início do km final, Majka passou para o comando e preparava-se para lançar o sprint final. Lecerf foi o primeiro a começar a sprintar da traseira do grupo, mas acabou por ser fechado por Yates quando este lançou o seu sprint. O britânico conseguiu aguentar o forte sprint de Lecerf e Fisher-Black, para conquistar assim a sua primeira vitória da temporada. O jovem belga conseguiu superar o neozelandês em cima do risco de meta para ser segundo.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi o melhor português na etapa, em 38º a 1:26. Na geral, Rui foi 20º, a 1:46. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) foi 69º, a 3:21 na etapa. Na geral, o campeão nacional foi 84º, a 14:15.
Simon Yates é o grande vencedor do AlUla Tour, batendo William Lecerf e Finn Fisher-Black por 3s. Como o belga tem melhor soma de classificações em todas as etapas, fica assim em segundo. Lecerf foi o melhor jovem e Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a classificação por pontos. Atsushi Ota venceu a classificação dos sprints intermédios e a BORA – hansgrohe foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: AlUla Tour