Mads Pedersen desforra-se na etapa 3 e é o novo líder da Étoile de Bessèges!
O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) venceu a terceira etapa da Étoile de Bessèges, uma ligação de 161.1km com partida e chegada em Bessèges, batendo ao sprint o belga Milan Menten (Lotto Dstny) e o norueguês Rasmus Tiller (Uno-X Mobility). Pedersen dominou o sprint e subiu à liderança da Étoile de Bessèges, após ter sido segundo na segunda etapa.
Uma fuga de qualidade
A terceira etapa da Étoile de Bessèges começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas acabou por ter sucesso. A cerca de 142km do fim, Simon Carr (EF Education – EasyPost), Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility), Sander de Pestel (Decathlon AG2R La Mondiale Team), Thibault Guernalec (ARKEA – B&B Hotels), Alexis Gougeard (Cofidis), Thomas Gachignard (TotalEnergies) e Théo Delacroix (St Michel – Mavic – Auber93) conseguiram formar a fuga do dia. Logo a seguir, na primeira contagem de montanha do dia, Abrahamsen foi o primeiro a passar no topo.
A cerca de 100km para o fim, o grupo da frente tinha uma vantagem de 4:50 sobre o pelotão, que era comandado pela Alpecin – Deceuninck e a Groupama – FDJ. 14km depois, na segunda contagem do dia, Abrahamsen voltou a ser o primeiro a passar no alto. A 63km do fim, o norueguês foi buscar a pontuação máxima na terceira contagem do dia. O grupo da frente ainda tinha uma vantagem superior a 3:30 sobre o pelotão.
AG2R a tentar surpreender de longe
A 44km do fim, a Decathlon AG2R La Mondiale Team tentou partir a corrida. Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale Team) foi o primeiro a mexer, mas o francês não teve sucesso. Poucos kms depois, Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale Team) atacou e foi seguido por Harrison Wood (Cofidis). Os dois conseguiram uma vantagem de 20s sobre o pelotão, mas a Alpecin – Deceuninck rapidamente aumentou o ritmo e apanhou os dois a 40km para o fim.
A 32km do fim, Carr atacou e foi seguido por Gachignard, mas os dois foram rapidamente alcançados pelo resto dos fugitivos do dia. 6km depois, Abrahamsen foi novamente o primeiro a passar no alto da quarta contagem de montanha. A Lidl – Trek comandava o pelotão e a vantagem do grupo da frente era de apenas 40s.
Última subida, últimos ataques
A 14km da meta, na última subida do dia, o Col des Brousses, com 2.4km a 5.1%, Simon Carr mexeu na frente da corrida. No pelotão, Benoit Cosnefroy voltou a mexer e a fuga do dia voltou a ser alcançada. O pelotão estava bastante esticado e Mads Pedersen mostrou-se em grande nível na frente do grupo. A Groupama – FDJ também tentou mexer na subida com Rémy Rochas, mas o francês não conseguiu isolar-se.
O pelotão perdeu algumas unidades, mas nada podia tirar aos sprinters a chance de lutar pela etapa. A 5.2km do fim, Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team) tentou a sua sorte e conseguiu uma vantagem de 20s sobre o pelotão. O alemão ainda resistiu durante uns kms, mas acabou por ser alcançado a 1.4km da meta.
Um inevitável sprint
Na entrada do km final, Kévin Vauquelin (ARKEA – B&B Hotels) tentou surpreender com um ataque de longe, mas o comboio da Lidl – Trek rapidamente fechou o espaço. Pedersen estava muito bem colocado e tinha Menten na sua roda. O dinamarquês lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua primeira vitória da temporada. O belga não teve capacidade para bater Pedersen e acabou por ser segundo.
Rasmus Tiller conseguiu ser mais forte ao sprint que Sandy Dujardin (TotalEnergies) e completou assim o pódio. Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale Team) ainda tentou ir buscar bonificações no sprint final, mas foi apenas quinto. Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) estava mal colocado e foi sétimo no sprint.
Mads Pedersen é o novo líder da classificação geral e da classificação por pontos. Axel Laurance segue líder da juventude e Jonas Abrahamsen é o novo líder da classificação da montanha. A Groupama – FDJ segue líder por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images