Matej Mohoric voa a descer e vence etapa 2 da Volta a la Comunitat Valenciana!
Matej Mohoric (Bahrain Victorious) venceu a etapa 2 da Volta a la Comunitat Valenciana, uma jornada de 164km entre Canals e Mancomunitat de la Valldigna, após um destemido ataque na última descida do dia! O esloveno não deu hipóteses aos adversários no seu terreno e alcançou a sua primeira vitória do ano. O reduzido pelotão chegaria 13s depois, com Giovanni Lonardi (Team Polti Kometa) a bater ao sprint o italiano Simone Consonni (Lidl – Trek) na luta pelo segundo posto.
Uma fuga condenada à partida
A segunda etapa da Volta a la Comunitat Valenciana trazia um dia com três contagens de montanha. O posicionamento da última a apenas 11.5km do fim. A fuga do dia formou-se com apenas 4km percorridos e incluía Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi), Gorka Sorarrain (Caja Rural – Seguros RGA), Eugenio Sánchez (Equipo Kern Pharma), Sinuhé Fernandez (Burgos – BH), José María García (Illes Balears Arabay Cycling), Sébastien van Poppel e Johan Meens (Bingoal WB). Depois de a fuga ter vingado no primeiro dia, o pelotão manteve-se vigilante, e controlou a vantagem nos 3min.
A primeira contagem de montanha surgiu logo ao km 14, com Meens a ser primeiro na terceira categoria do Alto de Benigamin. A 71.2km do fim, surgiu a segunda contagem, em La Drona, onde Sorrarin foi primeiro. O espanhol assegurava assim a manutenção da liderança da montanha por mais um dia. Van Poppel era o primeiro a descolar durante esta segunda subida, já após ter sofrido um problema mecânico. A 46km do fim, também Sorrarin ficava para trás, quando o pelotão já estava a cerca de 1min.
O destino da fuga acabaria traçado a 16km do fim, quando os últimos resistentes foram alcançados pelo pelotão. A última subida do dia, ao Alto Pla de Corrals, estava praticamente no início, e o pelotão entrava a todo o gás, com a Team Jayco – AlUla no comando. Jonathan Milan (Lidl – Trek) era o primeiro dos azarados, sofrendo um furo que o retirou da disputa da etapa.
Ataques na subida e diferenças na descida
A UAE tomou o comando a meio da subida, com Jan Christen a aumentar o ritmo. O suíço preparou terreno para o ataque de Felix Grossschartner, que teve resposta de Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e Aleksandr Vlasov (BORA – hansgrohe). Os três não conseguiram escapar, mas Matej Mohoric conseguiu pouco depois. O esloveno atacou a descer e ganhou um espaço considerável. Ninguém foi capaz de o alcançar, e depois do ataque utópico do primeiro dia, o esloveno chegou mesmo à vitória.
O pequeno pelotão perseguidor não se coordenou para poder lutar pela vitória e disputou o segundo lugar, 13s depois. Num sprint confuso, Lonardi acabou por ser segundoe Consonni terceiro. Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) foi o azarado do dia, com um problema mecânico a 4,4km do fim a fazê-lo perder 43s para os adversários diretos.
Alessandro Tonelli foi 34º a 13s, e mantém a liderança da geral, tendo agora 1:08 sobre Mohoric e 1:28 sobre Grossschartner. Mohoric sobe à liderança da classificação por pontos e Sorarrain manteve a liderança na montanha. Buitrago é agora o melhor jovem e a VF Group – Bardiani CSF – Faizanè mantém a liderança por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: SprintCyclingAgency