Axel Laurance bate Mads Pedersen e é o primeiro líder da Étoile de Bessèges!
O francês Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) venceu a segunda etapa da Étoile de Bessèges, uma ligação de 163,6km entre Marguerittes e Rousson, batendo ao sprint o dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) e o francês Kévin Vauquelin (Team Arkéa – Samsic).
Uma fuga discreta, mas que deu trabalho
Depois da primeira etapa da corrida francesa ter sido cancelada devido a protestos de agricultores, a segunda jornada da Étoile de Bessèges foi para a estrada tal como previsto. A etapa começou com Maximilien Juillard (Van Rysel – Roubaix), Matisse Julien (Cic U Nantes Atlantique) e Jean-Louis Le Ny (Nice Métropole Côte d’Azur) a atacarem e a formarem a fuga do dia. Os três conseguiram uma vantagem de 4:00 sobre o pelotão que era comandado pela Lotto Dstny.
A 68km do fim, Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale Team), que tem estado num excelente momento de forma, ficou envolvido numa queda, mas rapidamente reentrou no pelotão. 5km depois, na primeira contagem do dia, Juillard foi o primeiro a passar no topo. A Lidl – Trek começou a aumentar o ritmo do pelotão e a vantagem do trio da frente começou a diminuir. A 48km do fim, na segunda contagem do dia, Le Ney foi buscar a pontuação máxima.
Várias equipas estavam na frente do pelotão, mas os três da frente estavam a conseguir resistir ao ritmo elevado. A 10km da meta, deu-se uma queda no pelotão, envolvendo Alberto Bettiol e Simon Carr (EF Education – EasyPost). O italiano acabou por conseguir reentrar no pelotão, mas o britânico perdeu as suas aspirações na geral desta Étoile de Bessèges. A 6km da meta, a fuga do dia acabou por ser alcançada.
Um final explosivo
Nos últimos kms, as equipas dos principais favoritos lutavam pelo melhor poscionamento, e isso trouxe nervosismo. A 1.6km da meta, Timo Kielich (Alpecin – Deceuninck) e mais alguns ciclistas da equipa belga ficaram envolvidos numa queda feia. Laurance perdia assim o seu comboio para a subida final.
A Lidl – Trek entrou com tudo na colina final de Rousson, com 900 metros a 9,2% e começou a dizimar o pelotão. Nos metros finais, Rémy Rochas (Groupama – FDJ) acelerou e Pedersen colocou-se logo na sua roda. A 175m da meta, Laurance lançou o sprint final com Pedersen na roda. O dinamarquês não teve capacidade para passar o Campeão do Mundo Sub-23, que venceu assim pela primeira vez como profissional. Vauquelin não estava bem colocado, mas fez um grande sprint para ser terceiro, com o mesmo tempo do vencedor.
Confirmações e derrotas
Kevin Geniets (Groupama – FDJ) confirmou mais uma vez o bom início da temporada ao ser quarto no mesmo tempo. Rémy Rochas também começou bem com as cores da Groupama e foi quinto, a 4s. Benoit Cosnefroy (Decathlon AG2R La Mondiale Team) tinha um final ao seu estilo, mas foi apenas sétimo, a 7s, chegando com os seus colegas de equipas, Alex Baudin e Aurélien Paret-Peintre.
Alberto Bettiol pagou caro a recuperação que teve de fazer após a queda e foi apenas 12º, a 12s. Ben Healy (EF Education – EasyPost), um dos favoritos a vencer a geral, tinha um final que não era ao seu estilo e foi 16º, a 15s. Benjamin Thomas (Cofidis) e Andreas Leknessund (Uno-X Pro Cycling Team) foram os derrotados do dia. Ambos perderam 52s.
Axel Laurance é o primeiro líder da classificação geral, da classificação por pontos e da juventude. Jean-Louis Le Ny é o primeiro líder da classificação da montanha e a Groupama-FDJ lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Xavier Pereyron