Olivia Baril estreia-se a vencer com as cores da Movistar na Women Cycling Pro Costa de Almería!
A canadiana Olivia Baril (Movistar Team) venceu a Women Cycling Pro Costa de Almería, uma clássica de 121km entre Campohermoso e Mojácar, após protagonizar um grande ataque nos metros finais! A espanhola Ane Santesteban (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) foi segunda e a polaca Karolina Perekitko (Winspace) terceira, ambas a 3s.
Várias fugas e em português
A Women Cycling Pro Costa de Almería começou com Noémie Abgrall (Winspace) a atacar e a ficar isolada na frente da corrida. A francesa conseguiu uma vantagem de 2:10 sobre o pelotão. A 80km do fim, o pelotão rodava num ritmo calmo e Abgrall já tinha uma vantagem superior a 4:00.
23km depois, Sara Martin (Movistar Team), Kathrin Schweinberger (Ceratizit – WNT Pro Cycling), Usoa Ostolaza (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi), Sigrid Haugset (Team Coop – Repsol), Ana Vitória Magalhães e Elisa Valtunini (BePink – Bongioanni), Wiktoria Pikulik (Human Powered Health) e Antri Christoforou (Roland) saíram do pelotão e tentavam fazer a ponte para Abgrall. A 51km do fim, o grupo perseguidor foi alcançado. Poucos kms depois, Abgrall também acabou por ser alcançada.
A 43km do fim, Sandra Alonso e Arianna Fidanza (Ceratizit – WNT Pro Cycling), Arlenis Sierra (Movistar Team) Lourdes Oyarbide (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi), Silvia Zanardi (Human Powered Health), Elena Pirrone (Roland), Aurela Nerlo (Winspace), Monica Greenwood (Team Coop – Repsol), Monica Colonel (BePink – Bongioanni) e Daniela Campos (Eneicat – CM Team) atacaram e conseguiram uma boa vantagem sobre o pelotão. Poucos kms depois, Daniela Campos e Nerlo acabaram por ceder.
As oito da frente estavam a conseguir resistir ao forte ritmo do pelotão, mas foram alcançadas a 15km da meta. Logo a seguir, ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum teve sucesso. A 5km da meta, várias ciclistas tentaram mexer novamente a corrida, mas, mais uma vez, voltaram a não conseguir. O pelotão começava a preparar-se para a subida final em Mojácar, com 1.5km a 8%.
A subida final a Mojacar
A Movistar entrou com tudo na subida final e começou a partir o pelotão. Karolina Perekitko surpreendeu a cerca de 500 metros da meta, com uma forte aceleração que partiu ainda mais o grupo. A polaca acabou por ser apenas seguida por Baril e Santesteban. Nos metros finais, Baril atacou e Santesteban e Perekitko acabaram por não ter capacidade para a seguir. A canadiana manteve assim o seu ritmo e conquistou assim a sua primeira vitória da temporada e com as cores da Movistar. Santesteban foi mais forte ao sprint que Perekitko para ser segunda a 3s.
A portuguesa Daniela Campos fez uma excelente corrida. Depois de ter sido alcançada, após ter estado presente na tentativa de fuga a 43km do fim, a portuguesa esteve ao serviço das suas colegas de equipa e ajudou Adele Normand (Eneicat – CM Team) a ser sexta, a 19s. Daniela terminou a corrida na 37ª posição a 1:12 da vencedora.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Photo Gomez Sport/Sprint Cycling Agency