Lennert Van Eetvelt vence o Trofeo Serra Tramuntana! Rui Costa à porta do top10!
O belga Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) venceu o Trofeo Serra Tramuntana, a terceira de cinco clássicas do Challenge Ciclista Mallorca, com 153.8km entre Selva e Lluc, abrindo assim a conta da temporada! Após se distanciarem na subida a Puig Major, van Eetvelt bateu ao sprint Aleksandr Vlasov (BORA – hansgrohe) e o americano Brandon McNulty (UAE Team Emirates). Rui Costa (EF Education – EasyPost) esteve novamente entre os primeiros, e foi 12º.
Um dia atribulado para a fuga
A corrida começou a alto ritmo desde o início e com bastantes tentativas de fugas. Nenhuma conseguiu suceder, dado o elevadíssimo ritmo do pelotão, Com 66km percorridos, a média era de uns loucos 51km/h! Pouco após o km 63 deu-se a fuga do dia com Jonas Gregaard (Lotto Dstny), Andrea Garosio (Team Polti Kometa), Alexis Renard (Cofidis), Baptiste Planckaert (Intermaché – Wanty), Gregor Mühlberger (Movistar Team), Sebastián Mora (Burgos – BH), Dylan Vandenstorme (Team Flanders – Baloise), Louis Leidert (Lidl – Trek Future Racing) e Samuel Boardman (Project Echelon Racing).
A UAE Team Emirates foi controlando o pelotão, que não deixou o grupo ganhar uma grande margem. O motivo era a subida a Puig Major, que estava a aproximar-se rapidamente. Com a aproximação à subida, Jonas Gregaard, Baptiste Planckaert e Andrea Garosio tentaram escapar. Os três adiantaram-se sobre a perseguição, mas rapidamente o norueguês prosseguiu a solo. A tentativa, porém, não resultou, e a 35km o pelotão estava novamente compacto.
A Subida a Puig Major
Logo após o pelotão ter alcançado a fuga, a EF Education – EasyPost atacou a corrida na entrada da subida a Puig Major. 10 ciclistas isolaram-se na frente da corrida, num grupo com Rui Costa e quatro colegas de equipa. Com o português seguiam Lukas Nerurkar, James Shaw, Alberto Bettiol e Simon Carr (EF Education – EasyPost), mas também Tobias Johannessen (Uno-X Mobility), Sergio Samitier (Movistar), Vlasov e McNulty, mas também Gregaard, que ainda tentava resistir da fuga.
Apesar da tentativa da EF, um grupo com cerca de 15 unidades acabaria por chegar à dianteira a 30km do fim. A EF, que assumia o trabalho, viu a UAE Team Emirates passar para a frente com Igor Arrieta. O espanhol colocou um ritmo altíssimo e começou a dizimar o grupo. Atrás dele surgiu Giovanni Aleotti (BORA – hansgrohe), que deixou a frente reduzida a 7 homens. Findo o trabalho, foi McNulty a atacar, com resposta pronta de Vlasov. Van Eetvelt aguardou por Tobias Johannessen, mas o norueguês quebrou e o belga teve de fazer a ponte sozinho.
Disputa a três após perseguição descoordenada
Na perseguição, Tobias Johannessen juntava-se a Ilan van Wilder (Soudal Quick-Step) e a Yannis Voisard (Tudor Pro Cycling Team). Os três estiveram bastante tempo a 20s da frente, mas apenas o belga e o norueguês trabalhavam, o que reduziu as suas hipóteses de reentrar na frente. Finda a subida, o trio perseguidor parou, e alguns homens intermédios acabariam por chegar. Rui Costa seguia num terceiro grupo, já a mais de minuto e meio, que iria discutir o top10 final.
Sem mais subidas até final, o grupo manteve-se junto e discutiu a corrida ao sprint. McNulty lançou a disputa a 200m do fim, mas foi van Eetvelt a conquistar o Trofeo Serra Tramuntana, ao bater Vlasov, segundo, e o americano, que foi terceiro.
O português Rui Costa (EF Education – EasyPost) terminou em 12º lugar, a 1:32 do vencedor.
Classificações Finais
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: PhotoNews