Masterclass da Bora com Sam Welsford a bisar na etapa 3 do Tour Down Under!

O australiano Sam Welsford (BORA – hansgrohe) venceu a terceira etapa do Tour Down Under, uma ligação de 145.3km entre Tee Tree Gully e Campbelltown, batendo ao sprint o italiano Elia Viviani (Ineos Grenadiers) e o britânico Daniel Mclay (ARKEA – B&B Hotels).

A aventura da fuga

A terceira etapa do Tour Down Under começou com Luke Burns e Tristan Saunders (Australia National Team) a saltarem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Logo a seguir, Axel Mariault (Cofidis) e Stefan de Bod (EF Education – EasyPost) atacaram e tentavam fazer a ponte para o duo da frente. Pouco após o km 2, na primeira contagem do dia, Burns foi o primeiro a passar no topo. 9km depois, os dois perseguidores juntaram-se aos dois da frente, que tinham quase 2:00 de vantagem sobre o pelotão.

Com 35km percorridos, na segunda contagem do dia, Burns foi novamente o primeiro a passar no alto. O australiano acabou por tirar pé após a contagem, e foi alcançado pelo pelotão. Ao km 47, no primeiro sprint intermédio do dia, Mariault foi buscar a bonificação máxima. 37km depois, no segundo sprint intermédio do dia, o francês somou mais 3s de bonificação. Logo a seguir, Mariault e De Bod tiraram pé e esperaram pelo pelotão.

Uma queda retirou favoritos da disputa

A 30km do fim, Saunders foi alcançado pelo pelotão que se começava a preparar para mais uma chegada ao sprint. Cerca de 17km depois, deu-se uma queda no pelotão, na qual ficaram envolvidos Lucas Plapp (Team Jayco – AlUla), Samuele Battistella e Cristian Scaroni (Astana Qazaqstan Team) e Rudy Molard (Groupama-FDJ). Molard foi o mais marcado pela queda e foi obrigado a abandonar. Plapp também ficou bastante marcado. O campeão australiano conseguiu terminar a etapa, mas perdeu as suas aspirações de conseguir um bom resultado na geral. Battistella também perdeu as suas aspirações na geral, enquanto Scaroni foi o único que conseguiu reentrar no pelotão.

O sprint pela vitória

Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela dianteira. Nos primeiros metros do km final, o comboio da BORA – hansgrohe apareceu e assumiu o comando do pelotão. Danny Van Poppel (BORA – hansgrohe) começou a lançar o sprint de Welsford a 300m do fim. O australiano começou o seu sprint com Viviani na sua roda. O italiano não teve capacidade para passar Welsford, que conquistou assim a sua segunda vitória no Tour Down Under. McLay foi mais forte que Laurence Pithie (Groupama – FDJ) para ser terceiro.

Caleb Ewan (Team Jayco – AlUla) e Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) pagaram o mau posicionamento, e foram apenas 6º e 8º, respetivamente. Phil Bauhaus (Bahrain Victorious) também estava mal posicionado e foi 14º.

Rúben Guerreiro (Movistar Team) e António Morgado (UAE Team Emirates) chegaram seguros no pelotão e foram 37º e 86º, respetivamente, ambos com o mesmo tempo do vencedor.

Isaac Del Toro (UAE Team Emirates) segue líder da classificação geral e da juventude. Sam Weslford é de novo o líder da classificação por pontos e Luke Burns manteve a liderança da classificação da montanha. A Soudal Quick-Step lidera agora coletivamente.

Isaac Del Toro manteve a Camisola Laranja de líder do Tour Down Under!
Isaac Del Toro manteve a Camisola Laranja de líder do Tour Down Under!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock