Olav Kooij conquista 12ª vitória da temporada na etapa 3 do Gree – Tour of Guangxi! Dries De Bondt é o novo líder!
O neerlandês Olav Kooij (Jumbo – Visma) venceu a terceira etapa do Gree – Tour of Guangxi, uma ligação de 135km com partida e chegada em Nanning, batendo ao sprint os seus compatriotas Rick Pluimers (Tudor Pro Cycling Team) e Marijn Van den Berg (EF Education-EasyPost).
A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Dries De Bondt (Alpecin-Deceuninck), Frederik Wandahl (Bora-Hansgrohe), Julies Johansen (Intermarché-Circus-Wanty), Petr Keleman (Tudor Pro Cycling Team), Jens Reynders (Israel-Premier Tech) e Lukas Postlberger (Team Jayco-Alula) a formarem a fuga do dia. A 129km do fim, na primeira contagem do dia, Wandahl foi o primeiro a passar no topo.
A 82km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, De Bondt foi buscar a bonificação máxima. O grupo da frente tinha cerca de 2:20 de vantagem sobre o pelotão. 8km depois, na segunda contagem do dia, Wandahl voltou a ser o primeiro a passar no alto. A cerca de 45km do fim, Keleman deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado pelo pelotão. A fuga resistia ao forte ritmo do pelotão, mas tinha apenas 1:00 de vantagem.
A 28km do fim, no segundo sprint intermédio, De Bondt conseguiu ir buscar a bonificação máxima. 5km depois, Postlberger tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. No último muro do dia de 1.4km a 11.5%, a fuga acabou por ser alcançado devido ao ritmo elevado do pelotão, que acabou por partir. Luke Plapp (Ineos Grenadiers) acabou por ser o primeiro a passar no topo desta contagem. A 14km da meta, o australiano atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. 2km depois, Plapp recebeu a companhia de Matteo Jorgenson (Movistar Team). A 11km da meta, os dois foram alcançados pelo pelotão. Olav Kooij, Arnaud De Lie (Lotto Dstny) e Jonathan Milan (Bahrain Victorious) eram os ciclistas com melhor ponta final presentes no grupo.
A 1.8km da meta, uma queda aconteceu no pelotão na qual ficaram envolvidos Arnaud De Lie, Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) e Maximilian Schachmann (Bora-Hansgrohe). Arnaud De Lie perdeu aqui uma grande chance de voltar às vitórias no World Tour. Max Kanter (Movistar Team) ficou cortado e perdeu uma boa oportunidade para conseguir um bom resultado. Tim Wellens e Felix Grosschartner (UAE Team Emirates), Sylvain Moniquet (Lotto Dstny), Cristian Rodriguez (Team Arkéa-Samsic) e Hugh Carthy e Esteban Chaves (EF Education-EasyPost) foram os ciclistas com aspirações à geral que ficaram cortados, mas todos os ciclistas que ficaram cortados ou que tiveram envolvidos na queda, acabaram por receber o e mesmo tempo do vencedor.
Nos metros finais, Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) começou a lançar o sprint para Ethan Hayter (Ineos Grenadiers). O britânico lançou o sprint final, mas foi rapidamente ultrapassado por Kooij que não deu hipótese e conquistou assim a sua 12ª vitória da temporada. Pluimers mostrou-se num grande nível e o jovem neerlandês foi 2º, dando assim mais um excelente resultado à Tudor. Van den Berg foi mais forte que Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich), nos últimos metros, para ser 3º. Inicialmente, Sebastian Molano (UAE Team Emirates) era 6º, mas o colombiano foi relegado após ter feito um movimento brusco que fez Amaury Capiot (Team Arkéa-Samsic) e Milan tocarem um no outro, tirando os dois da luta pela etapa.
Ivo Oliveira cruzou a meta em 95º, mas o campeão nacional de estrada acabou por receber o mesmo tempo do vencedor.
Com as bonificações e os pontos que foi buscar nos sprints intermédios, Dries De Bondt subiu para a liderança da classificação geral e da classificação por pontos. Jonathan Milan segue o melhor jovem e Frederik Wandahl reforçou a sua liderança da classificação da montanha. A Ineos Grenadiers é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Cor Vos