Alexey Lutsenko é o novo Rei do Babadag e o novo líder do Tour of Turkiye!
O cazaque Alexey Lutsenko (Astana Qazaqstan Team) venceu a terceira etapa do Tour of Turkiye, uma ligação de 104km entre Fethiye e Babadag, batendo o alemão Ben Zwiehoff (Bora-Hansgrohe) por 12s e o colombiano Harold Tejada (Astana Qazaqstan Team) por 27s.
A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque mas nenhuma delas teve sucesso. A 73km do fim, no primeiro sprint intermédio do dia, Léo Bouvier (BIKE AID) foi buscar a pontuação máxima. 15km depois, Robigzon Oyola (Team Medellin-EPM), Umberto Poli (Team Novo Nordisk) e Oliver Mattheis (BIKE AID) atacaram e formaram a fuga do dia. A cerca de 54km do fim, Oyola foi buscar a pontuação máxima no segundo sprint intermédio do dia. Poucos kms depois, na primeira contagem do dia, o Mountain Prime, 12.7km a 6.3%, Oyola isolou-se na frente da corrida e foi o primeiro a passar no topo.
A cerca de 25km do fim, Mattheis reentrou no grupo da frente. A 18km da meta, os dois da frente foram alcançados pelo pelotão. Poucos metros depois, Alexis Guérin (Bingoal WB) atacou e isolou-se na frente da corrida. A Bora-Hansgrohe comandava o pelotão e o grupo começou a partir. A cerca de 15km para a meta, Giulio Pellizzari (Green Project-Bardiani CSF-Faizanè) e Matteo Badilatti (Q36.5 Pro Cycling Team) já não estavam no pelotão. Um dos favoritos à geral, Patrick Konrad (Bora-Hansgrohe) também já não tinha capacidade para seguir o ritmo do grupo.
A 13.8km da meta, Domen Novak (UAE Team Emirates) aumentou o ritmo do pelotão para que a UAE conseguisse lutar pela etapa com Jay Vine. Zwiehoff, Florian Lipowitz e Anton Palzer (Bora-Hansgrohe), Lutsenko e Tejada, Ander Okamika (Burgos-BH) e Alex Martin (EOLO-Kometa Cycling Team) também estavam no pelotão. 2km depois, Zwiehoff acelerou e só Lipowitz, Tejada e Lutsenko conseguiram seguir. Vine ficou a pé e o australiano mostrou que não está em forma. Guérin acabou por ser alcançado e o francês não tinha capacidade para seguir o ritmo dos dois Bora e dos dois Astana.

A 9km da meta, Lipowitz começou a passar dificuldades. O jovem alemão estava sempre a sair e a reentrar no grupo. 4.5km depois, Lipowitz perdeu o contacto de vez. Badilatti estava a subir bem a ritmo e chegou a ter o alemão e os três da frente à vista. Tejada também passou dificuldades, uns metros depois, mas o colombiano conseguiu reentrar e passou para o comando do grupo e assim Lutsenko foi o ciclista escolhido pela Astana para lutar pela etapa.
A 1.9km da meta, Zwiehoff atacou e Lutsenko conseguiu seguir o alemão com alguma facilidade. 700 metros depois, Zwiehoff voltou a tentar, mas o cazaque não cedeu. No início do km final, que era duríssimo, Lutsenko atacou e Zwiehoff não teve resposta para o cazaque que manteve o seu ritmo para conquistar assim a sua oitava vitória da temporada. Zwiehoff foi segundo a 12s. Tejada foi terceiro a 27s e o colombiano deverá ser importante taticamente para a Astana em futuras etapas. Lipowitz foi 4º a 48s, Badilatti esteve perto de alcançar o alemão e acabou por completar o top5 a 55s.
Destaca-se a grande subida a ritmo do italiano de 19 anos, Giulio Pellizzari que foi 6º a 1:24. A UAE foi a equipa derrotada do dia. Novak foi o melhor UAE e foi 10º a 3:44. Vine foi 25º a 12:15 e Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) foi 68º a 29:54.
Alexey Lutsenko é o novo líder da classificação geral e tem 16s sobre Ben Zwiehoff e 33s sobre Harold Tejada. O cazaque também é o novo líder da classificação da montanha. Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) manteve a liderança da classificação por pontos. Robigzon Oyola é o novo líder da classificação dos sprints intermédios e a Bora-Hansgrohe é a nova líder da classificação por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency