Per Strand Hagenes mostra a sua potência e conquista a Munsterland Giro!
O norueguês Per Strand Hagenes [Jumbo – Visma] venceu a Munsterland Giro, uma clássica de 194.2km entre Osnabruck e Munster, após protagonizar um poderoso ataque a 2.5km da meta. O australiano Kaden Groves [Alpecin-Deceuninck] foi segundo e o dinamarquês Mads Pedersen [Lidl-Trek] terceiro, ambos a 17s.
A Munsterland Giro começou com diversas tentativas de ataque com Jakob Gessner [Team Lotto – Kern Haus], Julian Borresch [Saris Rouvy Sauerland Team] e Albert Gathemann [P&S Benotti] a ficarem isolados na frente da corrida. O ritmo da corrida era elevado e a 175km do fim o pelotão acabou por partir. 2km depois, o primeiro pelotão alcançou os três da frente. Jasper Philipsen [Alpecin-Deceuninck], Olav Kooij [Jumbo – Visma], Gerben Thijssen [Intermarché-Circus-Wanty] e Alexander Kristoff [Uno-X Pro Cycling Team] não estavam no primeiro pelotão.
A 130km do fim, o grupo da frente composto por Max Walscheid [Cofidis], John Degenkolb, Niklas Markl, Casper Van Uden, Pavel Bittner e Nils Eekhoff [Team DSM-Firmenich], Tim Merlier [Soudal Quick-Step], Nils Pollit, Ryan Mullen, Jonas Koch e Danny Van Poppel [Bora-Hansgrohe], Edward Planckaert e Kaden Groves [Alpecin-Deceuninck], Tim Torn Teutenberg e Mads Pedersen [Lidl-Trek], Joshua Huppertz e Gessner [Team Lotto – Kern Haus], Elmar Reinders [Team Jayco-Alula], Michal Schwarzmann [Lotto Dstny], Moritz Kretschy [Rad-Net Osswald], Mika Heming [Tudor Pro Cycling Team], Edoardo Affini, Per Strand Hagenes e Christophe Laporte [Jumbo – Visma], Paul Rudys [Maloja Pushbikers], Soren Waerenskjold [Uno-X Pro Cycling Team], Filippo Ridolfo [Team Novo Nordisk], Lindsay De Vylder [Team Flanders – Baloise], Tim Rex [Intermarché-Circus-Wanty] Gathemann e Borresch tinha 1:45 de vantagem sobre o segundo pelotão.
A 122km do fim, uma queda aconteceu no grupo da frente. Laporte e Koch foram dois dos envolvidos, mas acabaram por conseguir reentrar no grupo da frente. Poucos kms depois, Merlier deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida e foi alcançado pelo pelotão. A 93km do fim, Pollit tentou partir o grupo da frente, mas não teve sucesso. 20km depois, Van Poppel começou uma aceleração e um corte acabou por acontecer na frente da corrida. Para além do neerlandês da Bora, Affini, Laporte, Hagenes, Koch, Pedersen, Groves, Planckaert, Waerenskjold e Eekhoff também estavam na frente da corrida. O resto dos ciclistas presentes no corte inicial, foram alcançados pelo pelotão.
A 25km da meta, os dez da frente tinham 45s de vantagem sobre o pelotão. Km após km, o grupo acabou por ir aumentando a vantagem sobre o pelotão e a vitória ia ser para um do dez. A 6km da meta, Van Poppel tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. Logo a seguir, Affini atacou, porém o italiano também não conseguiu isolar-se. A 4.8km da meta, Laporte atacou e foi seguido por Eekhoff. Os dois conseguiram uma ligeira vantagem sobre os dois perseguidores.
A 2.8km da meta, os dois da frente foram alcançados. 400 metros depois, Hagenes protagonizou um grandíssimo ataque e ninguém respondeu ao ataque do jovem norueguês. No último km, começaram a marcar-se no grupo perseguidor e Hagenes continuou com o seu ritmo e conquistou assim a sua quarta vitória da temporada. O jovem norueguês nem celebrou pois pensava que ainda faltava uma volta no circuito final. No sprint pelo segundo lugar, Groves acabou por ser o mais forte. Pedersen foi 3º após conseguir ser mais forte ao sprint que Eekhoff. Laporte pagou o ataque que fez e foi apenas 5º.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Cor Vos