Campbell Stewart vence etapa final da CRO Race! Iúri Leitão foi 10º! Orluis Aular confirma geral apesar de queda feia!
O neozelandês Campbell Stewart [Team Jayco-Alula] venceu a última etapa da CRO Race, uma ligação de 159.5km entre Samobor e Zagreb, batendo ao sprint o norueguês Alexander Kristoff [Uno-X Pro Cycling Team] e o esloveno Gal Glivar [Adria Mobil].
A última etapa começou com diversas tentativas de ataque com Martin Pedersen [Lidl-Trek], Mario Gamper [Santic-Wibatech], Aljaz Turk [Adria Mobil], Travis Stedman [Q36.5 Pro Cycling Team) e Mateusz Kostanski (Voster ATS Team) a formarem a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem superior a 2:00 sobre o pelotão. Vários equipas passavam pela frente do pelotão para tentarem lutar pela geral. A Caja-Rural Seguros RGA defendia a geral de Orluis Aular que tinha Iúri Leitão sempre a protegê-lo.
A 10km da meta, o quinteto da frente estava a aguentar o forte ritmo do pelotão e tinham 36s de vantagem. 5km depois, Pedersen tirou pé e foi alcançado pelo pelotão. A 3km da meta, Stedman largou os seus companheiros de fuga que foram alcançados pelo pelotão. 600 metros, o sul-africano foi alcançado pelo pelotão que estava a preparar-se para mais uma chegada ao sprint.
No último km, o comboio da Bahrain foi o que se mostrou mais e comandava o pelotão. Inicialmente, Aular estava mal colocado, mas o venezuelano conseguiu subir posições. Iúri Leitão estava um pouco atrás do seu colega de equipa. A cerca de 200 metros da meta, Aular sofreu uma queda feia que o tirou da luta pela etapa. Kristoff foi quem lançou o sprint final e Stewart agarrou a sua roda. Nos últimos metros, o neozelandês passou o norueguês para conquistar a sua primeira vitória com as cores da Jayco. Glivar surpreendeu ao conseguir ser mais forte que Nicolò Parisini [Q36.5 Pro Cycling Team] para ser 3º.
Iúri Leitão não fez ao sprint final, mas ainda conseguiu ser 10º. Na geral, o português 84º a 32:36 e destaca-se a grande corrida que fez onde conseguiu vencer uma etapa e onde se mostrou um excelente gregário para o seu líder.
Orluis Aular ainda ficou algum tempo no chão, mas acabou por conseguir voltar à bicicleta para cruzar a linha de meta e sagra-se assim o grande vencedor da CRO Race. O venezuelano bateu Alexander Kristoff por 3s e Ethan Hayter [Ineos Grenadiers] por 7s. Kristoff venceu a classificação por pontos. Magnus Sheffield [Ineos Grenadiers] foi o melhor jovem e Jonas Rapp [Hrinkow Advarics] venceu a classificação da montanha. A Uno-X Pro Cycling Team foi a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Sprint Cycling Agency