Nicolò Parisini estreia-se a vencer como profissional na etapa 3 da CRO Race! Tobias Lund Andresen é o novo líder!
O italiano Nicolò Parisini (Q36.5 Pro Cycling Team) venceu a terceira etapa da CRO Race, uma ligação de 133.5km entre Otocac e Opatija, batendo ao sprint o dinamarquês Tobias Lund Andresen (Team DSM-Firmenich) e o esloveno Matej Mohoric (Bahrain Victorious).
A terceira etapa começou com diversas tentativas de ataque com Philip Weber (Maloja Pushbikers), Dylan Hopkins (Ljubljana Gusto Santic), Marvin Hammerschmid (Hrinkow Advarics) e Mateusz Kostanski e Bartosz Rudyk (Voster ATS Team) a formarem a fuga do dia. O quinteto da frente conseguiu uma vantagem de cerca de 2:00 sobre o pelotão.
A Ineos Grenadiers e a Bahrain Victorious impunham um ritmo alto e não deixavam a fuga aumentar a sua vantagem. A 36km do fim, Hopkins atacou e ficou isolado na frente da corrida. O resto dos fugitivos do dia foram alcançados. 6km depois, Hopkins também acabou por ser alcançado. A 20km da meta, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) estava a fazer um grande trabalho, o português eram um dos que comandava o pelotão e ajudava o seu colega de equipa Orluis Auler a manter-se bem colocado no pelotão.
A 12km da meta, na primeira passagem num muro de 400 metros em Opatija, nenhum ataque aconteceu, mas o ritmo do pelotão fez com que alguns ciclistas começassem a ceder. Iúri Leitão acabou por tirar pé após o grande trabalho que fez. A 8km da meta, num sprint intermédio, Aular foi buscar 3s de bonificação e Magnus Sheffield e Ethan Hayter (Ineos Grenadiers) 2s e 1s, respetivamente. Logo a seguir, Fran Miholjevic (Bahrain Victorious) atacou, mas o jovem croata foi rapidamente alcançado.
A 4.5km da meta, na última passagem no muro em Opatija, Erik Fetter (EOLO-Kometa Cycling Team) atacou. O húngaro não conseguiu isolar-se, mas o seu ataque partiu o pelotão. Alexander Kristoff (Uno-X Pro Cycling Team) e Elia Viviani (Ineos Grenadiers) já não estavam no pelotão.
Nos metros finais da descida final, Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich) acelerou com o objetivo de lançar o sprint de Lund Andresen. O checo era seguido por Parisini e Mohoric. Lund Andresen acabou por perder a roda e tinha um ligeiro espaço para fechar. Antes da última curva, o dinamarquês conseguiu colocar-se na roda de Parisini. O italiano lançou o sprint final, Lund Andresen não teve capacidade para o ultrapassar e Parisini estreou-se assim a vencer como profissional. Mohoric completou o pódio. Para além do esloveno, Sheffield, Edward Dunbar (Team Jayco-Alula), Oscar Onley e Matthew Dinham (Team DSM-Firmenich) e Torstein Traeen (Uno-X Pro Cycling Team) foram os favoritos à geral que chegaram no grupo da frente.. Roger Ádria (Equipo Kern Pharma) perdeu o contacto na descida e o líder da Kern perdeu 16s.
Iúri Leitão foi 71º a 4:52 e destaca-se o fantástico trabalho que o português fez na etapa de hoje.
Tobias Lund Andresen é o novo líder da classificação geral e da classificação por pontos. O dinamarquês também manteve a liderança da juventude. Marvin Hammerschmid é o novo líder da classificação da montanha.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Sprint Cycling Agency