Laporte bate Van Aert e Kooij num final fantástico e conquista Título Europeu de estrada! Nelson Oliveira foi 18º!

O francês Christophe Laporte venceu os Campeonatos da Europa de estrada dos elites masculinos, uma ligação de 198.5km entre Assen e Col du VAM, batendo ao sprint o belga Wout Van Aert e o neerlandês Olav Kooij.

A corrida começou com algumas tentativas de ataque, levando à formação da fuga do dia quando se tinham percorrido apenas 4km. O grupo escapado era composto pelo britânico Joshua Tarling, o suíço Stefan Bissegger, o checo Mathias Vacek, o irlandês Rory Townsend e o estónio Norman Vahtra. Perante o perigo de dois grandes contrarrelogistas, que haviam sido primeiro e segundo no contrarrelógio da última quarta, a Bélgica e a Dinamarca assumiram o controlo do pelotão e nunca deixaram os cinco obter muito mais que 2min de vantagem.

A 179km do fim, o francês Axel Zingle sofreu uma queda, mas Zingle acabou por conseguir reentrar no pelotão. 29km depois, os cinco da frente tinham uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. A 115km do fim, uma queda aconteceu que acabou por partir o pelotão. O britânico Ethan Vernon e o italiano Filippo Ganna eram dos nomes com mais destaque que ficaram na queda. Os dois ficaram num segundo pelotão que tentava reentrar no primeiro pelotão que era comandado pela Dinamarca, Bélgica e França. A 109km do fim, os ciclistas que ficaram cortados reentraram no pelotão.

A 96km do fim, Townsend atacou e conseguiu uma ligeira vantagem sobre os seus companheiros de fuga. 3km depois, o irlandês acabou por ser alcançado. A cerca de 82km do fim, Vahtra e Tarling cederam e foram alcançados pelo pelotão. A Bélgica acelerou e esticou o pelotão. 6km depois, o português Ivo Oliveira sofreu um furo e Ivo demorou cerca de 3km a reentrar no pelotão. Poucos kms depois, na segunda passagem no Col du VAM, a Bélgica e o Reino Unido esticaram o pelotão.

Nelson Oliveira foi o melhor português nos Campeonatos Europeus de estrada dos elites masculinos

A 55km do fim, na terceira passagem no Col du VAM, Townsend perdeu o contacto com o grupo da frente. No pelotão, alguns ataques aconteceram, mas não tiveram sucesso. A 49km do fim, o sérvio Dusan Rajovic e o esloveno Tilen Finkst atacaram e tentavam fazer a ponte para Vacek e para Bissegger. 14km depois, os dois perseguidores foram alcançados pelo pelotão. Poucos kms depois, os dois da frente também acabaram por ser alcançados.

Na quinta passagem no Col du VAM, a 28km da meta, Ganna acelerou e o pelotão perdeu algumas unidades. Poucos metros depois, na descida, o francês Christophe Laporte atacou e só o neerlandês Olav Kooij fez a ponte para Laporte. A 26km da meta, uma queda aconteceu no grupo perseguidor na qual ficou envolvido Ganna. A queda provocou um corte no grupo e os belgas Wout Van Aert e Arnaud De Lie, os dinamarqueses Mads Pedersen e Andreas Kron, o francês Sandy Dujardin, o neerlandês Mike Teunissen, o alemão John Degenkolb e o norueguês Rasmus Tiller conseguiram fazer a ponte para Laporte e Kooij.

A 16km da meta, os dez da frente tinham uma vantagem de 34s sobre o pelotão onde estava o português Nelson Oliveira. 1km depois, na penúltima passagem no Col du VAM, Dujardin comandava o grupo da frente. A 12km da meta, Laporte atacou e ficou isolado na frente da corrida. 7km depois, o francês tinha uma vantagem de 10s sobre o grupo perseguidor onde os ciclistas presentes estavam a colaborar muito bem.

A 1km da meta, na entrada no Col du VAM, Laporte tinha 10s de vantagem. Arnaud De Lie entrou a matar no muro final e só Van Aert e Kooij tiveram capacidade para o seguir. O jovem belga tirou bastante o espaço de Laporte e, nos metros finais, Van Aert lançou o seu sprint com Kooij na roda. Os dois conseguiram chegar à roda de Laporte. O francês ainda tinha algo para dar e nem o belga nem o neerlandês o conseguiu passar e Laporte foi assim o primeiro francês a conquistar o Título Europeu de estrada. Van Aert foi 2º e Kooij 3º. De Lie fez uma prova fantástica e o belga ainda conseguiu chegar com o mesmo tempo do três primeiros.

Nelson Oliveira foi o melhor português na corrida e terminou em 18º a 48s. Ivo Oliveira foi 34º a 3:25 e se o português não tivesse furado numa fase rápida da corrida, poderia ter conseguido um resultado melhor. André Carvalho foi 57º a 6:24 e João Matias foi 85º a 8:30. Iúri Leitão abandonou a corrida.

Pódio Final com Wout Van Aert – Christophe Laporte – Olav Kooij!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock