Hat-trick de Gaviria consagra Remco Evenepoel!
O colombiano Fernando Gaviria (UAE Team Emirates) venceu a sétima e última etapa da Vuelta a San Juan, uma ligação de 141.3km com partida e chegada no centro da cidade que acolhe esta volta, e em que os ciclistas iriam completar nove voltas a um circuito de 15.7km. No segundo lugar terminou o eslovaco Peter Sagan (Bora-Hansgrohe) e em terceiro o colombiano Alvaro Hodeg (Deceuninck-QuickStep).
Última etapa da Vuelta a San Juan, uma etapa de consagração para Remco Evenepoel que dominou um contrarrelógio e controlou uma etapa de alta montanha onde foi obrigado a recuperar bastante tempo devido a uma distração. A etapa começou de forma animada com seis ciclistas a ganharem rapidamente vantagem sobre o pelotão e um grupo de cinco ciclistas a lançar-se em perseguição destes, sem no entanto conseguir alcançar sucesso.
A fuga acabou por partir a 43km do final e o estadunidense Colin Joyce conseguiu destacar-se dos restantes colegas de fuga. Joyce tentou resistir o máximo que podia, mas foi alcançado a apenas 9km do final, depois de quase 35km em solitário.
As equipas dos sprinters começaram então a preparar os comboios e eis que o surpreendente acontece. Uma atípica batalha por posições, empurrões, encostar de cabeças, tudo aconteceu neste final, e felizmente ninguém foi ao chão, porque a possibilidade de tal acontecer era grande. Começamos a 2km do final, quando temos Cesar Martingil a subir no pelotão, na roda de Alejandro Marque. Marque deixou Martingil, e este subtilmente foi escorregando à procura das melhores rodas. É então que o português se apercebe do comboio da Emirates ao seu lado, e se prepara para agarrar a roda de Fernando Gaviria, mas Maximiliano Richeze empurra o português que tem de controlar a bicicleta e assim perder todo o trabalho feito por Marque. Pouco depois um ciclista da Israel ia apanhar a roda de Gaviria, mas Sagan vinha atrás do colombiano, e encostou a cabeça ao colega de profissão para que este não apanhasse a melhor roda. A Deceuninck acabou por lançar o sprint, e Gaviria saiu da roda de Hodeg para vencer com muita autoridade. Cesar Martingil, mesmo com todos o percalço provocado por Richeze, terminou na 14ª posição.
O pelotão terminou compacto, sem ciclistas atrasados, e portanto o top10 da geral não mexeu. Remco Evenepoel conquistou assim a Vuelta a San Juan e ainda levou para casa também a classificação da juventude. Guillaume Martin venceu a classificação da montanha e Daniel Juarez a classificação dos sprints intermédios. Destaque importante para Nelson Oliveira, que foi o melhor ciclista da Movistar e terminou na 6ª posição da classificação geral!