Valeria Valgonen sagra-se a grande vencedora da Volta a Portugal Feminina com triunfo na etapa final!

A russa Valeria Valgonen (Massi Tactic Women’s Team) venceu a última etapa da Volta a Portugal Feminina Cofidis, uma ligação de 84.4km entre Martosa e Gondomar, batendo ao sprint as espanholas Marina Garau e Susana Perez (Cantabria Deporte-Rio Miera).

A última etapa da Volta a Portugal Feminina começou com Vera Vilaça (Massi Tactic Women’s Team) e Eva Anguela (Matos Mobility – Optiria) a ficarem isoladas na frente da corrida. A 80km do fim, as duas acabaram por ser alcançadas pelo pelotão. Entre os últimos 73 e 68kms, havia uma zona de vento lateral, a Massi Tactic aproveitou e acelerou no pelotão provocou que acabou por cortar. Para além de vento, a estrada também estava escorregadia e perigosa, por causa da chuva.

A 62km do fim, as ciclistas que ficaram cortadas acabaram por conseguir reentrar no pelotão. 3km depois, num muro, a Massi Tactic voltou a acelerar e novos cortes aconteceram no pelotão. A 54km do fim, na única meta volante do dia, Alicja Ulatowska (Soltec Team) foi buscar 3s de bonificação, Valgonen 2s e Perez 1s.

Na primeira contagem do dia, a Massi Tactic acelerou para que Miryam Nuñez podesse defender a sua liderança na classificação da montanha e a equatoriana conseguiu ir buscar a pontuação máxima. Um grupo composto por Nuñez e Jennifer Ducuara (Massi Tactic Women’s Team), Martina Moreno e Ariadna Gutierrez (Farto-BTC Women’s Cycling Team), Garau, Ulatowska, Cristiana Valente (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) e Agustina Reyes e Natalia Vasquez (Matos Mobility – Optiria) ficou isolado na frente da corrida. Valgonen não foi ao choque e tinha Vera Vilaça a ajudá-la a reentrar no grup. Perez e Ana Caramelo e Marcela Penafiel (Matos Mobility – Optiria) estavam com as duas da Massi. As cinco acabaram por conseguir reentrar no grupo logo após a contagem.

No final da descida da primeira subida do dia, Maria Martinez (Farto-BTC Women’s Cycling Team), Marya da Costa (Extremosul – Hotel Alisios) e Rocio Rodriguez (Glassdrive – Chanceplus – Allegro) também reentraram no pelotão. A 37km do fim, Patricia Ruiz (Massi Tactic Women’s Team), Beatriz Roxo (Cantabria Deporte-Rio Miera), Freya Rawlins (Soltec Team), Bruna Belo (Cantanhede Cycling – Vesam), Marta Carvalho (Extremosul – Hotel Alisios) e Johana Diaz (Matos Mobility – Optiria) conseguiram reentrar no pelotão. Rawlins, que era 6ª na geral no início da etapa, era um das que passava maior dificuldade e estava sempre a sair e a reentrar no grupo que era comandado pela Massi Tactic.

Ana Caramelo foi a melhor portuguesa na última etapa e na classificação geral

A 14km da meta, na segunda contagem do dia, Nuñez, Gutierrez e Garau atacaram e ficaram isoladas na frente da corrida. Nuñez acabou por ser a primeira a passar no topo. Moreno, Valgonen, Ducuara, Perez, Marta Carvalho, Cristiana Valente, Ana Caramelo, Reyes, Penafiel e Vasquez perseguiam as três da frente. Na descida da segunda contagem do dia, a Campeã Nacional Cristiana Valente e Vasquez ficaram envolvidas numa queda. A portuguesa foi obrigada a abandonar. A equatoriana conseguiu continuar a etapa, mas perdeu as suas chances de terminar no top10 da geral. Vera Vilaça, Ruiz e Beatriz Roxo reentraram no grupo perseguidor no final da descida.

A 3km da meta, as três da frente tinham 15s de vantagem sobre o grupo perseguidor que era comandado por Vera Vilaça, Ruiz, Ana Caramelo e Penafiel. No início da subida final, Vera Vilaça, Ruiz e Penafiel abriram para o lado. O grupo perseguidor foi partindo e Moreno, Perez e Valgonen alcançaram as três da frente a 1km da meta. A etapa acabou por ser decidida ao sprint entre as seis da frente e Valgonen acabou por ser a mais forte para conquistar a sua única etapa na 3ª edição da Volta a Portugal.

Ana Caramelo foi a melhor portuguesa na etapa e foi 7ª a 8s. Na geral, a portuguesa da Matos Mobility foi 6º a 1:12. Beatriz Roxo também esteve muito bem na etapa e foi 11º a 30s. Na geral, Roxo conseguiu terminar na 10ª posição a 1:28. Com apenas 17 anos, Marta Carvalho fez uma grande etapa e conseguiu ser 13º a 47s. Na geral, Marta foi 14ª a 3:26. Vera Vilaça fez uma grande etapa em prol de Valgonen e ainda conseguiu ser 16ª a 1:34. Na geral, a portuguesa da Massi foi 13ª a 3:02. Bruna Belo também fez uma boa etapa onde terminou na 20ª posição a 3:01. Na geral, Bruna foi 19ª a 7:03.

Valeria Valgonen é assim a grande vencedora da 3ª edição da Volta a Portugal Feminina, batendo Miryam Nuñez por 20s e Marina Garau por 40s. Valgonen também levou a classificação por pontos. Nuñez venceu a classificação da montanha e Marta Carvalho foi a melhor jovem. A Massi Tactic Women’s Team foi a melhor equipa.

Valeria Valgonen é a Camisola Amarela da 3ª edição da Volta a Portugal Feminina
Pódio Final da Geral com Miryam Nuñez – Valeria Valgonen e Susana Perez
Valeria Valgonen venceu a classificação por pontos
Miryam Nuñez venceu a classificação da montanha
Marta Carvalho venceu a juventude
A Massi Tactic Women’s Team foi a melhor equipa da Volta a Portugal

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock