1-2-3 e geral para a Soudal Quick-Step no fecho da Okolo Slovenska! Iúri Leitão sprintou para 4º!
Foi uma Soudal Quick-Step “à la” Jumbo-Visma que encerrou a 67ª edição da Okolo Slovenska / Tour de Slovaquie, com 1-2-3 na tirada final e o triunfo na classificação geral! Kasper Asgreen venceu a etapa, à frente de Bert Van Lerberghe e Tim Merlier, com Rémi Cavagna a garantir a vitória global! Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) fechou a derradeira jornada em quarto, mostrando mais uma vez o seu excelente momento!
O quinto e último dia da Okolo Slovenska trazia um percurso de 183.5 km, com partida de Hlohovec e chegada a Púchov. A corrida começou em ritmo acelerado, com diversos ataques, acabando por formar-se a fuga do dia, ao fim de alguns quilómetros, graças à movimentação de três unidades: Charles Quarterman (Team Corratec), Jeppe Aaskov Pallesen (HRE Mazowsze Serce Polski) e Jasper Haest (VolkerWessels). No pelotão, era a Soudal Quick-Step a assumir as despesas da perseguição, através de Tim Declercq e Josef Černý. A formação belga tinha vencido todas as etapas da competição e tinha a geral no bolso, pelo que lhe faltava apenas a vitória na tirada final para lacrar uma semana perfeita por estradas eslovacas.
A fuga conseguiu uma vantagem máxima de cerca de 3:30, acabando por ser alcançada pelo pelotão antes da entrada na última subida categorizada do dia. Com a vitória na classificação da montanha já no bolso, Milan Vader (Jumbo – Visma) não teve qualquer trabalho ao longo do dia, com Quarteman e Pallesen a garantirem o primeiro posto nas duas primeiras contagens de montanha do dia. Na terceira e última subida, foi Mirco Maestri (EOLO – Kometa a passar na dianteira.
No final, a Soudal Quick-Step assumiu a liderança do pelotão, na tentativa de lançar o sprint de Tim Merlier. No entanto, acabou por ser Kasper Agreen a tirar partido do final técnico, ganhando alguns metros na aproximação à derradeira curva, colocada a 300 metros da linha de chegada. O dinamarquês conseguiu manter a vantagem sobre o grupo, festejando mais uma vitória para o “Wolfpack”! Logo de seguida, fecharam Bert Van Lerberghe e Tim Merlier, garantindo um dia perfeito para a equipa belga.
Iúri Leitão sprintou junto dos melhores, mais uma vez, fechando na quarta posição da jornada! Esta acaba por ser a melhor classificação do português, após já ter sido 6º e 7º em etapas anteriores. Continua assim a afirmação do homem de Viana do Castelo entre os melhores do mundo!
Além de ter vencido todas as etapas da competição, a Soudal Quick-Step garante também o triunfo na classificação geral, com Rémi Cavagna a terminar com 2:16 de avanço sobre Stefan Küng (Groupama – FDJ) e 2:20 sobre Milan Vader. A equipa belga leva também a classificação por equipas e a classificação por pontos, também por Tim Merlier. Os únicos prémios que escaparam ao “Wolfpack” foram a classificação da montanha, que ficou para Milan Vader e a juventude, que foi para Colby Simmons, ambos da Jumbo – Visma.
Iúri Leitão terminou no 23º posto da geral, a 5:57 do vencedor, fazendo ainda 9º na classificação por pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sona Nikova