Sepp Kuss vence a La Vuelta a España! Kaden Groves vence uma espetacular etapa final! Rui Costa foi 6º!

O australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) venceu a última etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 101.1km entre Hipódromo de La Zarzuela e Madrid. Paisaje de La Luz, batendo ao sprint o italiano Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) e o alemão Nico Denz (Bora-Hansgrohe).

Kaden Groves fez o hat-trick na etapa final da La Vuelta (Foto: UCI)

Antes da etapa começar, a Jumbo – Visma aproveitou para tirar uma foto com os três vencedoras das grandes voltas Jonas Vingegaard, Sepp Kuss e Primoz Roglic onde os três envergam a sua respetiva camisola.

Os vencedores das grandes voltas em 2023 (Foto: Jumbo-Visma)

Após a etapa começar, o ritmo do pelotão era tranquilo e a Jumbo – Visma aproveitou para celebrar a vitória de Kuss e o pódio dos seus três homens. Para além disso, a equipa neerlandesa prestou uma homenagem ao seu ciclista Nathan Van Hooydonck.

As celebrações da Jumbo – Visma (Foto: Jumbo – Visma)

A 60km do fim, o ritmo da etapa começou a aumentar e a Alpecin-Deceuninck comandava o pelotão. 14km depois, Kaden Groves foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. A 45km do fim, Nico Denz e Lennard Kamna (Bora-Hansgrohe) atacaram e foram seguidos por Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty). Os três conseguiram uma vantagem de cerca de 15s sobre o pelotão. 6km depois, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) atacou e foi seguido por Kaden Groves e Filippo Ganna, Omar Fraile e Kim Heiduk (Ineos Grenadiers).

Rui Costa na fuga do dia (Foto: Sprint Cycling Agency)

A 35km do fim, Fraile e Heiduk perderam o contacto com o grupo perseguidor. 1km depois, Groves, Evenepoel e Ganna fizeram a ponte para os três da frente. A 25km do fim, o grupo da frente tinha cerca de 20s de vantagem sobre o pelotão. O português João Almeida (UAE Team Emirates) ajudava o pelotão a fechar o espaço pois a UAE tinha como objetivo tentar vencer a etapa com Sebastian Molano.

A 3km da meta, os três da frente tinham cerca de 8s sobre o pelotão que estava a começar a partir. Nico Denz já não colaborava no grupo da frente. No início do km final, os seis da frente começaram a marcar-se e o pelotão acabou por encostar. A 500 metros da meta, Evenepoel tentou surpreender e lançou o seu sprint de muito longe, mas Groves colocou-se na sua roda. 300 metros depois, o australiano passou o belga para conquistar assim a sua terceira vitória nesta La Vuelta. Ganna foi segundo e Denz terceiro. Hugo Page (Intermarché-Circus-Wanty) foi o mais forte dos sprinters do pelotão e foi 4º. Evenepoel foi 8º.

João Almeida – Nelson Oliveira – André Carvalho – Rui Costa – Rui Oliveira foram os portugueses que conseguiram terminar a La Vuelta

Rui Costa fez uma grande etapa e o português deu tudo no sprint final, acabando por ser 6º. Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 21º e André Carvalho (Cofidis) 23º, ambos com o mesmo tempo do vencedor. João Almeida foi 64º e Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 84º, ambos a 26s.

João Almeida foi o melhor português na geral e foi 9º a 10:08. Rui Costa foi 41º a 1:59:20, Nelson Oliveira foi 53º a 2:20:10, André Carvalho foi 134º a 4:05:13 e Rui Oliveira foi 4:32:55.

Sepp Kuss (Jumbo – Visma) é assim o grande vencedor da 78ª edição da La Vuelta a Espãna, batendo os seus colegas de equipas Jonas Vingegaard e Primoz Roglic por 17s e 1:08, respetivamente. Kaden Groves venceu a classificação por pontos e Juan Ayuso (UAE Team Emirates) foi o melhor jovem. Remco Evenepoel venceu a classificação da montanha e foi o super combativo. A Jumbo – Visma foi a melhor equipa.

Sepp Kuss é o Camisola Vermelha da 78ª edição da La Vuelta a España (Foto: Getty Images)
Pódio Final da classificação geral com Jonas Vingegaard – Sepp Kuss – Primoz Roglic (Foto: UCI)
Kaden Groves venceu a classificação por pontos (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)
Juan Ayuso foi o melhor jovem (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)
Remco Evenepoel venceu a classificação da montanha (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)
Remco Evenepoel foi o super combativo (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)
Os vencedores de todas as classificações da La Vuelta (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)
A Jumbo – Visma foi a melhor equipa (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2023)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock