Poels bate Evenepoel na etapa 20 da La Vuelta! Rui Costa foi 6º! Kuss garante a camisola vermelha!
O neerlandês Wout Poels (Bahrain Victorious), venceu a vigésima etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 207.6km entre Manzanares el Real e Guardarrama, o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) e o espanhol Pelayo Sanchez (Burgos-BH).
A 20ª etapa da La Vuelta começou com diversas tentativas de ataque com Remco Evenepoel, Mattia Cattaneo, James Know e Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step), Finn Fisher-Black e Marc Soler (UAE Team Emirates), Wilco Kelderman (Jumbo – Visma), Geraint Thomas (Ineos Grenadiers), Wout Poels e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious), Lenny Martinez (Groupama-FDJ), Lennard Kamna e Ben Zwiehoff (Bora-Hansgrohe), Jimmy Janssens e Edward Planckaert (Alpecin-Deceuninck), Andreas Kron, Lennert Van Eetvelt e Sylvain Moniquet (Lotto Dstny), Hugh Carthy (EF Education-EasyPost), Dorian Godon, Andrea Vendrame e Nicolas Prodhomme (AG2R Citroen Team), Matteo Sobrero (Team Jayco-Alula), Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), Iván Garcia Cortina e Einer Rubio (Movistar Team), Romain Bardet (Team DSM-Firmenich), Élie Gesbert (Team Arkéa-Samsic), Pelayo Sanchez (Burgos-BH) e Fernando Barcelo e Joel Nicolau (Caja Rural-Seguros RGA) a formarem a fuga do dia.
A 128km do fim, o grupo da frente tinha uma vantagem de 5:40 sobre o pelotão. A 75km do fim, alguns ataque começaram a acontecer no grupo da frente, mas nenhum dos ciclistas que atacou conseguiu ganhar um espaço importante. Edward Planckaert deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida.
A 40km do fim, a Soudal Quick-Step impunha um ritmo alto na frente da corrida e alguns ciclistas começavam a perder o contacto com o grupo da frente. Finn Fisher-Black e Andreas Kron eram os nomes com mais destaque que perderam o contacto com o grupo da frente. O pelotão tirou definitivamente pé e o grupo da frente já tinha mais de 10:00 de vantagem.
Na última subida do dia, a Quick-Step comandava o grupo da frente. A 14.5km da meta, Poels atacou e foi seguido por Van Eetvelt. Evenepoel não teve capacidade para ir ao choque e impôs o seu ritmo. Rui Costa impôs o seu ritmo e tentava manter-se no grupo de Evenepoel. Poucos metros depois, Soler e Sanchez atacaram e tentavam fazer a ponte para os dois da frente. Sanchez acabou por ser alcançado pelo grupo de Evenepoel onde estava Rui Costa. Soler fez a ponte para os dois da frente. Nos metros finais da subida, Evenepoel e Sanchez atacaram e tentavam fazer a ponte para a frente da corrida. O espanhol largou o belga e alcançou os três da frente. Evenepoel também fez a ponte na descida.
A 7km da meta, os cinco da frente tinham cerca de 20s de vantagem sobre Rui Costa, Tiberi, Kamna, Martinez, Bardet e Rubio. No pelotão, a Movistar tinha partido o grupo. Enric Mas (Movistar Team), Mikel Landa (Bahrain Victorious) e Juan Ayuso (UAE Team Emirates) tentaram sair, mas Primoz Roglic (Jumbo – Visma) não deixou que isso acontecesse. Sepp Kuss e Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma), Aleksandr Vlasov (Bora-Hansgrohe), Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e João Almeida (UAE Team Emirates) também estavam com os favoritos.
Os cinco da frente colaboram bem e a vitória acabou por ser decidida entre eles. Nos metros finais, na última curva, Poels surpreendeu e lançou o seu sprint, ganhando um espaço importante. Evenepoel não estava atento e tinha de fechar o espaço. O belga bem tentou, mas não conseguiu fechar o espaço e Poels venceu assim a etapa 20 da La Vuelta. Sanchez foi mais forte que Van Eetvelt para ser 3º.
Rui Costa foi o mais forte ao sprint do grupo perseguidor para ser 6º a 26s e o português mostrou mais uma vez a sua enorme qualidade e a grande Vuelta que acabou por fazer. João Almeida aindou trabalhou para Ayuso, nos últimos kms, o português foi 33º a 10:25 e segue em 9º na geral. Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 85º a 16:35. André Carvalho (Cofidis) foi 117º a 19:07 e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi 147º a 27:05.
Mas, Ayuso, Landa, Buitrago e Vlasov chegaram todos a 10:21. João Almeida acabou por tirar pé, nos metros finais, e cruzou a linha de meta a 10:25. Os três da Jumbo tiraram pé e nos últimos kms e cruzaram a linha de meta a 10:37 enquanto celebravam a vitória de Kuss e o pódio dos três na geral. Cian Uijtdebroeks (Bora-Hangrohe) chegou a 11:26 e o jovem belga perdeu o seu sétimo lugar da geral para o seu companheiro de equipa Vlasov.
Sepp Kuss garantiu a liderança da classificação geral. Juan Ayuso também garantiu a juventude e Remco Evenepoel já tinha garantido a liderança da classificação da montanha. Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) manteve a liderança da classificação por pontos.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency