Alberto Dainese salva a sua La Vuelta com vitória na etapa 19! Rui Oliveira e André Carvalho fecham no top12!
O italiano Alberto Dainese (Team DSM-Firmenich) venceu a décima nona etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 177.1km entre La Bañeza e Íscar, batendo ao sprint o italiano Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) e o neerlandês Marijn Van den Berg (EF Education-EasyPost).
A 19ª etapa começou com diversas tentativas de ataque com Clément Davy (Groupama-FDJ), Mathis Le Berre (Team Arkéa-Samsic), Paul Lapeira (AG2R Citroen Team) e Michal Schlegel (Caja Rural-Seguros RGA) a formarem a fuga do dia. O quarteto da frente conseguiu uma vantagem de quase 3:00 sobre o pelotão que era comandado pela UAE Team Emirates e pela Alpecin-Deceuninck.
A 42km do fim, o grupo da frente resistia ao forte ritmo do pelotão, mas tinham apenas 30s de vantagem. 22km depois, Davy atacou e ficou isolado. O francês foi buscar a pontuação máxima no sprint intermédio e foi logo a seguir, alcançado pelo pelotão. Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck) ainda conseguiu ir buscar os pontos de segundo lugar no intermédio. A 18km da meta, Samuele Battistella (Astana Qazaqstan Team) atacou e ficou isolado na frente da corrida. 8km depois, o italiano acabou por ser alcançado.
Nos últimos kms, várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A estrada era perigosa e os favoritos à geral também se mantinham bem colocados para não ficar envolvidos numa queda antes dos 3kms finais. A cerca de 1.5km da meta, uma queda aconteceu que acabou por partir o pelotão. Dainese acabou por perder o seu comboio todo. Kaden Groves, o principal favorito a vencer a etapa, ficou envolvido na queda com alguns dos seus colegas de equipas, mas o australiano parece não ter ficado com marcas. Sebastian Molano (UAE Team Emirates), um dos principais favoritos a vencer a etapa, ficou preso na queda e perdeu assim as suas chances de lutar por mais uma etapa.
Nos metros finais, Kim Heiduk (Ineos Grenadiers) comandava o pelotão e começa a lançar o sprint para Ganna. O italiano lançou o sprint com Iván Garcia Cortina (Movistar Team) ao seu lado e o espanhol não tinha capacidade para passar Ganna que parecia que ia para a vitória; mas nos últimos metros, vindo de trás a aproveitar o cone de ar de Cortina, Dainese conseguiu passar Ganna para se estrear assim a vencer na Vuelta. Van den Berg ainda conseguiu passar Davide Cimolai (Cofidis) e Cortina, nos últimos metros, para ser 3º.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) já não tinha muitas forças no sprint final por ter estado a ajudar Molano, nos últimos kms, mas ainda conseguiu um bom 11º lugar. André Carvalho (Cofidis) esteve muito bem a ajudar Cimolai e ainda conseguiu ser 12º no sprint final. Nelson Oliveira (Movistar Team) e Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) passaram a etapa a ajudar os seus colegas de equipas e foram 32º e 88º, respetivamente. João Almeida (UAE Team Emirates) foi 90º com o mesmo tempo do vencedor e português segue em 9º na geral.
Sepp Kuss (Jumbo – Visma) segue líder da classificação geral. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) segue o melhor jovem e Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) manteve a liderança da classificação da montanha. Kaden Groves manteve a liderança da classificação por pontos. A Jumbo – Visma é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency